A mais bela e desafiante maratona internacional de aventura está de volta a Bombinhas, na Costa Esmeralda, litoral de Santa Catarina. No dia 17 de agosto, atletas de todos os cantos do Brasil e até do exterior largam para a 5ª edição da Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon. Serão 42 quilômetros de pura emoção, onde os corredores terão que superar vários obstáculos, como estradas de chão, subidas e descidas, trilhas na mata atlântica, praias e costões.
A Vila do Farol K42 é considerada uma das provas mais difíceis do mundo. É feita para quem tem força, coragem e determinação, porém, a paisagem compensa o desgaste físico e psicológico dos atletas. A cada quilômetro surge o cenário exuberante de Bombinhas, eleita uma das melhores praias do Brasil nos últimos anos pelos leitores da Revista Viagem & Turismo. Por isso, a prova ganhou o título de “mais bela e desafiante maratona do País”. O atleta “da casa”, Giliard Altair Pinheiro, mantém a hegemonia na etapa brasileira o K42, e correrá, mais uma vez como favorito. Além da K42 individual para homens e mulheres, outras duas categorias estarão em disputa: K42 em dupla (21x21km) e a Trail Run, uma prova de 12 km. No dia seguinte à prova, será disputada a K42 Kids, para crianças e adolescentes com idades entre 4 e 14 anos.
A história
A Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon foi trazida em 2009 para Santa Catarina como uma das etapas do circuito internacional da série K42, originado na Patagônia Argentina – o vencedor da prova no Brasil está automaticamente classificado para a etapa na Argentina. A prova é realizada também na Espanha, França, Peru, Chile, Marrocos, Portugal, Austrália e Ilhas Canárias. É a primeira maratona Trail Run do Brasil. Trazer o evento para Bombinhas foi o desafio que o representante da empresa que detém os direitos da K42 no Brasil, Juan Carlos Assef fez a diretoria da Pousada Vila do Farol. O desafio foi aceito.
Hoje, a prova se consolidou como uma das mais importantes do calendário brasileiro de maratonas de aventura, com repercussão internacional. Além de promover o esporte de alta performance, a K42 transformou o acanhado e quase deserto mês de agosto em termos de turistas e visitantes, num período com bom movimento, especialmente no fim de semana da prova. “Nós tínhamos que pegar ou largar, não acreditar ou entrar com tudo e assumir investir no evento, apostando naquilo que ficamos sabendo que acontecia nas outras sedes, e mesmo assim, foram investidos R$ 50 mil em patrocínio. E que se já é um valor considerável nos dias de hoje, imaginem há quatros”, conta Mário Pera, diretor geral das empresas Vila do Farol.
Fonte: Assessoria (05/08/2013)