univille é a primeira instituição de ensino superior no brasil a utilizar o artia
A Universidade Regional de Joinville (Univille) é a primeira instituição de ensino superior no Brasil a utilizar em sala de aula a rede social corporativa para gestão de projetos Artia. Desde o início do ano o software é utilizado por alunos do curso de Sistemas de Informação, na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Informações.
O objetivo da disciplina é possibilitar que os alunos realizem um projeto de desenvolvimento de um sistema de informação, deste as etapas iniciais de modelagem de negócio, levantamento de requisitos, análise dos requisitos, projeto do sistema até a programação e testes. Segundo o professor Walter Silvestre Coan, o Artia está sendo fundamental para o aprendizado os estudantes. “O Artia se adequa bem como ferramenta de suporte a gestão de projetos por sua facilidade de uso, flexibilidade de adaptação a diversas metodologias de desenvolvimento de software”, afirma ele.
A Univille tomou conhecimento do Artia através de um convite dos gestores da Euax, empresa que criou a ferramenta. Após reuniões entre os professores do departamento de informática e os gestores da Euax foi assinado um termo de parceria entre as instituições. Além da adoção do Artia como ferramenta de ensino, diversos eventos ligados a gestão de projetos e de tecnologia da informação foram promovidos pela Univille e Euax.
Além de adotado na disciplina de Desenvolvimento de Sistemas de Informações, o Artia passou a ser essencial também para a Fábrica de Software da Univille. A Fábrica consiste em um ambiente que simula uma softwarehouse possibilitando que alunos do curso de Sistema de Informação participem de projetos reais de desenvolvimento de sistemas de informação para empresas e entidades da comunidade. “Avalio que o Artia é uma excelente ferramenta e evoluiu rapidamente para atender as necessidades que levantamos durante o seu uso”, ressalta Walter. Para ele, a facilidade de uso é outro ponto importante, pois em poucas aulas foi possível ensinar os alunos a usar a rede social corporativa e realizar análise sobre a gestão dos projetos desenvolvidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa (13/09/2011)