A UNIASSELVI promoverá nas cidades de Apiúna, Ibirama e Lontras exposições fotográficas, entrevistas e vídeos criados a partir do programa de Preservação do Patrimônio Turístico, Histórico, Cultural e Paisagístico. O programa é executado pela instituição para o Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP). Cada cidade receberá imagens de locais fotografados nas quatro estações do ano. As entrevistas e os vídeos foram produzidos com o auxílio das comunidades. Em Apiúna a exposição será de 6 a 21 de novembro, na Prefeitura. Em Ibirama a mostra acontecerá de 10 a 24 de novembro, no salão de festas Dr. Friederich Kröner – Hansahoehe (antigo hospital). E em Lontras no hall do Centro Social Cândido Salvador Rodrigues, de 6 a 24 de novembro. Outros pontos de cada cidade receberão as imagens posteriormente.
De acordo com o facilitador do programa, bacharel em turismo pela UNIASSELVI e fotógrafo Maicon Mohr, o programa trouxe à tona dois pontos fundamentais no que se refere à história das cidades: “A importância do resgate dos aspectos ligados à vida social das comunidades e a necessidade da disseminação da memória local às comunidades em questão”.
Além do acervo fotográfico, foram realizadas entrevistas com importantes personagens dos três municípios. “Os entrevistados foram indicados pelas próprias comunidades”, explica Maicon. O turismólogo acredita que as entrevistas servirão como um importante serviço de resgate histórico para as cidades envolvidas com a construção da usina Salto Pilão. As entrevistas, da mesma forma que as fotos, serão apresentadas à população através de exposições.
Fonte: Assessoria de Imprensa (03/11/2008)