UNIASSELVI é – de novo – sucesso nos desfiles do SCMC
A edição de 2009 do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) encerrou ontem (22) em Balneário Camboriú. Foram dois dias de desfiles de coleções desenvolvidas por estudantes de cursos de moda de todo o Estado de Santa Catarina, em parceria com as principais empresas têxteis catarinenses. O Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) encerrou a programação deste domingo, com a coleção Arquitetura Urbana, desenvolvida para a empresa Lancaster Tinturaria e Estamparia. Participaram do projeto as acadêmicas da UNIASSELVI Adriana Aparecida Scotini Werncke, Daniele Cristiane da Silveira e Priscila Vargas.
A coordenadora do curso de Design-Moda, Profª. Cátia Rosana Lange, teceu elogios ao evento. “O SCMC, além de ser um evento de referência na moda do país, dá um show de organização”. Na avaliação da coordenadora, a edição de 2009 foi, sem dúvida, uma das melhores de toda a história do projeto.
A coleção
A observação de objetos arquitetônicos inspirou a criação da coleção desenvolvida entre UNIASSELVI e Lancaster. O principal objetivo da coleção foi o de mostrar versatilidade e possibilidade de se trabalhar com tecidos estampados, no qual a junção de tecido e estampa, aliada à criatividade do designer de moda, resultou em produtos desejados pelo público-alvo da coleção. A viagem da criação tem início na exploração de elementos diagonais e linhas que expressam conteúdo, não apenas de moda, mas que remetem à vida nas grandes metrópoles. Foram utilizados tecidos com estrutura e toques modernos em contraponto com bases mais clássicas, estampados com motivos geométricos e cores que passeiam na gama dos ocres, neutros e pastéis.
SCMC: o projeto
SCMC não é só uma sigla para Santa Catarina Moda Contemporânea. É um projeto ousado, inovador, diferente. Reunir tantas pessoas requer esforço. Some, além dos 54 alunos desta edição, os responsáveis por 15 indústrias e os envolvidos nas 14 instituições que participam. É um caldeirão, fervente e borbulhante de impressões, sugestões e criatividade. Não há nenhum outro projeto semelhante na América Latina, o que faz do SCMC único e que projeta Santa Catarina. Vai além da vocação de ser um Estado que produz, mas gera uma carga de moda extensa e capaz de colocar em prática a criatividade e o design.
O start parte já na escolha de quem participa. Os diretores do projeto e o diretor criativo, o estilista Mario Queiroz, peneiram centenas de propostas até selecionar os alunos que participarão da vivência. Ao longo do ano, os alunos cumprem as etapas do projeto e percorrem os corredores das empresas, em análise e desenvolvimento das coleções conceituais. Os envolvidos participaram de encontros, debates, palestras, reuniões, discussões.
As empresas participantes da edição de 2009 foram: Buettner, Dalila Têxtil, Dudalina, Hering, Hoepcke Bordados, Iriá, Just for Man, Lancaster, Marisol, Oxford, Per Te, Renaux Blue Label, Renaux View, Tecnoblu e Villa Têxtil. A partir de 2009, duas outras empresas se incorporam ao SCMC: Lunender e Zanotti.
As 14 instituições são: ASSEVIM (Grupo UNIASSELVI), FURB, UDESC, UNIASSELVI, UNIFEBE, UNIVALI e as escolas Senai das cidades de Blumenau (duas unidades), Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio do Sul e São João Batista. O objetivo é integrar a comunidade acadêmica ao mercado.
O trabalho desenvolvido ao longo de um ano é mostrado em um grande evento, onde todos revelam as criações para o público. É a moda levada para outra esfera. É a discussão, a experimentação e, principalmente, a conclusão de uma idéia. Esse é o Santa Catarina Moda Contemporânea, a transformação do mercado. O SCMC é a identidade da moda catarinense.
Fonte: Assessoria de Imprensa (23/03/2009)