Um evento como a Oktoberfest é a oportunidade perfeita para conhecer estilos diferentes de cerveja. E neste ano não foi diferente. A variedade chega a deixar os turistas em dúvida na hora da escolha.
A Eisenbahn, cervejaria oficial da festa, neste ano veio com oito estilos diferentes de chopp. Um dos destaques é o Oktoberfest, feito especialmente para a festa. Com um amargor moderado, ele desce um pouco doce no começo e tem um final mais seco.
Quem estreia nesta edição é a Cervejaria Blumenau. Com estilos variados, agrada os paladares de quem gosta de um chopp com aroma e sabor mais frutado (o Frida), quanto os que preferem o amargor do Capivara Douple IPA.
Em tempos em que beber cerveja virou praticamente um ritual, a harmonização na hora de comer já é um hábito cada vez mais comum. O sommelier Rafael Althoff diz que o princípio da combinação entre chopp e gastronomia é o equilíbrio. "Um prato mais forte, pede um tipo mais forte. Uma dica para quem for comer pratos típicos da Alemanha, por exemplo, é pegar cervejas de origem alemã, como a Pilsen, a Weizen ou o Oktoberfest".
Mas Althoff diz também que essas regras podem ser quebradas. Afinal, cada um tem um paladar diferente. "As pessoas têm influências gastronômicas e culturais distintas e isso também pode ser determinante na harmonização. O que costumamos dar são sugestões", relata.
Confira as cervejarias que estão na festa e também a lista de preços do chopp.
Fonte: Assessoria (13/10/2016)