Os desfiles da Oktoberfest são umas das principais atrações da maior festa alemã do Brasil. E neste sábado, dia 22, ele terá um diferencial: o recurso de audiodescrição. Pessoas com deficiência visual poderão acompanhar tudo através de um sinal de rádio FM.
A audiodescrição é uma técnica muito usada em filmes, peças de teatro e programas de televisão, onde um narrador passa todas as informações do que está acontecendo, possibilitando que a pessoa com deficiência visual desfrute totalmente da obra, como alguém que enxerga normalmente.
No dia do desfile, as pessoas que quiserem utilizar o sistema de audiodescrição devem possuir um celular com rádio FM (que possa ser sintonizado manualmente) e fones de ouvido. Também podem ser utilizados MP3s que possuam rádio FM e rádios de pilha com sintonia no FM, mas estes podem apresentar algum chiado. O celular ainda é o aparelho mais recomendado para a captação de uma audiodescrição de qualidade e livre de excessivos ruídos.
As pessoas com deficiência visual que tiverem interesse em fazer uso da audiodescrição durante o desfile ficarão posicionadas dentro do Bondepéia. A capacidade do veículo é para 30 pessoas, o que exige confirmação antecipada dos interessados. A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille (ACBB), enquanto membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), é a responsável pela organização. Para se inscrever nesta atração inédita da Oktoberfest é necessário fazer a confirmação pelo e-mail
[email protected], informando nome completo, cidade de origem e número de telefone celular.
Fonte: Assessoria (20/10/2016)