No sábado, 25 de Julho, a Turma do Pagode chega a Florianópolis, para show no P12 - Parador Internacional (Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n° lote 3 - Jurerê Internacional). O evento será um Preview do Festival Samba Floripa, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro, também no Parador. Com 11 anos de carreira, o grupo promete agitar o público com um repertório que vai desde seus primeiros sucessos, até as novas composições que fazem parte do projeto Mania do Brasil. O Parador terá abertura às 16h com apresentações do Dj André Maram e do Quinteto Samba Aí. O Show da Turma do Pagode está previsto para ter início às 19 horas.
TURMA DO PAGODE – O SOM DAS MULTIDÕES
O CD/DVD “O Som das Multidões” marca mais que uma década de carreira da Turma do Pagode – marca o resgate de toda trajetória de um grupo de amigos que começou em um pagode de mesa em uma das casas tradicionais de samba de São Paulo, cruzou todo o país e todo o dial das rádios e voltou à cidade natal para este registro ao vivo de celebração da música. Mais que resgate, um agradecimento. Afinal o Credicard Hall lotado em fevereiro deste ano não ficou apenas com os grandes sucessos dos cinco discos e do DVD anteriores. Ganhou 14 inéditas e 10 músicas revisitadas. Fora as extras que entraram no DVD.
“No primeiro DVD (“Esse é o Clima”, de 2010) já tínhamos gravado grande parte dos sucessos. Para este priorizamos inéditas e outras de nosso repertório que não couberam”, conta Thiagão, um dos integrantes do conjunto. Com aquele, rodaram o Brasil. O que lhes mostrou a diferença e a necessidade que o público tinha de mais este registro, já que em cada cidade que se apresentavam uma música da trajetória era a queridinha local. Se com os discos anteriores desenharam uma longa estrada de composições, iniciada com estímulo do amigo Netinho de Paula, nos idos de 2001, neste registro se firmam como o grupo de pagode que inova por trazer para o palco o samba da maneira que acham que o samba deve ser vestido.
Com o crescimento de público dos grupos de samba e pagode, os palcos crescem à mesma medida. Para preenchê-los, bandas geralmente partem para eletrizar instrumentos, o que serve para ocupar igualmente o espaço sonoro. Com o octeto paulistano a fórmula foi invertida – colocam na linha de frente os instrumentos que são “esquecidos” no caminho, como reco-reco, cuíca, pandeiro. E apenas recentemente resolveram incorporar baixo acústico e, apenas para este registro, uma bateria. O que seria naturalmente complemento, no nosso caso fica em primeiro plano”, diz Thiagão. Assim o som ganha aquele ar de samba de raiz, bem tradicional, mas com um acento contemporâneo.
Logo de cara isso fica explícito, com o pout pourri “Som das Multidões”/”Sambaí”/”Samba na Veia” – é o pandeiro que dá a partida e engrossa a receita tradicional do samba. O grupo cai no pagode mais romântico sem sobressaltos, com “Beijo Roubado” e “Horário de Verão”. Entre elas, o cavaquinho assume a linha de frente no pagode “Lancinho”, o primeiro single e música que cresceu com a força da internet e é cantada por milhares em seu debute. Basta verificar a quantidade de visualizações que os vídeos do grupo tem no youtube, mais de 20 milhões. “Pensa Bem” é um samba tradicional, e eles seguem sem medo de ousar, encaixando acordeão, violão e cavaco em “A Gente Tem Tudo a Ver”. Aliás, a utilização variada de instrumentos diversos a comandar as canções dá crocância única ao trabalho: “Vale Tudo” é pagode conduzido no cavaco, “Nosso Grito” é samba levado na cuíca, “Minha Vida sem Você” tem cavaco, percussão e sopro, e “Benzinho” beira o chorinho com a condução de flauta. Mas a percussão recheia grande parte do material com fluidez rara. É base de “Tiro Certeiro” e “Sozinho Eu Sou Problema”. Esta última com reforço de pandeiro, cavaco e marcação firme no surdo. O trabalho entra em reta final com a tradicional “Luz, Cama e Ação” e fecha com chave de ouro com o maior sucesso da Turma, “Camisa 10”, obviamente cantada em uníssono.
O DVD ainda traz os mix de “Novo Dia/Acelera”, “Vício/Não Pedi pra me Apaixonar”, “Nunca Mais/Quando me Quiser”, “O Amor/Mais Feliz” e “Ao Som da Batucada”.
FESTIVAL SAMBA FLORIPA
O festival Samba Floripa acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, no P12, em Jurerê Internacional. Já estão confirmados oitos shows: Turma do Pagode, Belo, Pericles e Ta Na Mente no primeiro dia; e Thiaguinho, Jeito Moleque, Clareou e Samba Aí no segundo dia do festival. Ingressos e informações já estão disponíveis no sistema Eccopass.
SERVIÇO: PREVIEW FESTIVAL SAMBA FLORIPA: TURMA DO PAGODE
ATRAÇÕES: Show com Turma do Pagode, Samba Aí e Dj André Maram
DATA: 25.07.2015 – SÁBADO
HORÁRIO: Abertura da casa às 16h às 22h
LOCAL: P12 - José Cardoso de Oliveira, Jurerê Internacional.
INGRESSOS ANTECIPADOS: Pista: Unissex R$ 70,00 / Camarote: Unissex R$ 150,00 (valores sujeitos à alterações)
PONTOS DE VENDA DE INGRESSOS ANTECIPADOS: eccopass.com, no escritório Central do Grupo Novo Brasil, no P12, Colcci (Shopping Beiramar), Dummond (Shoppings Beiramar e Iguatemi), na Intercultural (Shopping Trindade), nas Lojas Adidas (Iguatemi e Balneário Shopping), no Eccopass Concept (Iguatemi) e no Pit Stop Armazém (Balneário)
MAIS INFORMAÇÕES: 48 3284.8156 ou pelo email
[email protected]
Fonte: Assessori (20/07/2015)