Além de ser a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest pode ser considerada também a maior mistura de cidades, estados e países em um só lugar. São pessoas de todas as partes do país e do mundo. Todas com um só objetivo: conhecer a festa de outubro mais famosa do Brasil.
Nesta 29ª edição, a miscigenação marca presença dentro e fora dos pavilhões da Vila Germânica. Com o feriadão do dia 12 de outubro, os turistas aproveitaram para colocar o pé na estrada e aproveitar a folga. Foi o caso dos irmãos Thiago e Diogo Spinelli, de Minas Gerais, viajaram mais de mil quilômetros e não se arrependem, "é uma das festas de grande proporção mais organizada que já conhecemos". Eles estão na cidade pela primeira vez, desde a última quinta-feira, e já planejam a volta nas próximas edições.
O caso de Alejandro Fritz já é diferente, o chileno está em Blumenau pela segunda vez e trouxe na bagagem mais dois conterrâneos. Os amigos, Aldo Ordens e Juan Pablo, estão na cidade e na festa pela primeira vez e descrevem a Oktoberfest como "sensacional". Hoje aproveitaram para assistir ao segundo desfile oficial e encerrarão a noite com o Ein Prosit tradicional de Blumenau.
Estima-se que até o final desta edição, 600 mil pessoas passarão pelos setores da Vila Germânica. Entre eles, muitos Thiagos, Diogos e Alejandros, que misturarão sotaques, estórias e culturas de diferentes partes do mundo.
Fonte: Assessoria (14/10/2012)