Tribaltech Multicult 2009 - Organic Beat e o plural do Brasil
Leia-se por Multicultural a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine e que podem estar separadas geograficamente. É seguindo este conceito que o festival Tribaltech foi idealizado e, para isso, traz diversas inovações ao público.
Uma delas é o espaço Organic Beat que representa o multiculturalismo e divide o mesmo evento com 03 tendas de e-music, além de um local dedicado ao cinema, o Cinetech. Voltado para apresentações de bandas do cenário alternativo, o Organic Beat reúne em um só palco artistas que vão desde Nação Zumbi e Copacabana Club, até Pedra Branca e Cordel do Fogo Encantado, entre outros.
Nação Zumbi dispensa comentários e é hoje considerada a principal banda responsável pelo surgimento do Movimento Mangue, estilo que representa a pluralidade do festival, sendo uma cena “tão rica e diversificada quanto os manguezais”.
Uma das revelações do sul do Brasil, a Copacabana Club surpreende por suas melodias orgânicas e sintetizadas entre um som que está para garagem como está para new wave. Em perfeita harmonia com as letras no vocal de Camila Cornelsen, as músicas da banda demonstram o melhor do pop rock brasileiro.
Ícone da mistura da música eletrônica em diversas vertentes com a música orgânica, o grupo Pedra Branca associa instrumentos de vários lugares do mundo, criando uma nova versão da música brasileira. A sensibilidade de cada som transforma o ambiente numa alucinante viagem na música experimental e uma apresentação digna de transcender no universo da banda.
Falando em experimental, Cordel do Fogo Encantado é um espetáculo que representa a poesia. Considerado pela crítica especializada “um dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos”, Cordel surgiu de um grupo teatral que se tornou referência brasileira musical pelo mundo.
O Organic Beat conta ainda com performances circenses e teatrais que acontecem simultaneamente às atrações e leva no line up bandas como GEM, Eddie, B Negão e Seletores da Freqüência.
Ah, vale lembrar que o vencedor que se define nesta categoria do concurso Multicultural que aconteceu pela 1a vez no festival, também se apresenta no palco. Assim como cada espaço também terá o ganhador da categoria inaugurando a edição 2009, estre eles: Mainstage, Black Tarj Club e Cinetech.
É em meio a este mosaico cultural que acontece a 14a edição do festival Tribaltech, dia 22 de agosto/09, em Curitiba.
Fonte: Assessoria de Imprensa (07/07/2009)