PORTO ALEGRE (RS) – A Cervejaria Schornstein, com fábricas em Pomerode (SC) e Holambra (SP) é uma das apoiadoras do Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, promovido pela Acerva Gaúcha em junho. A programação do evento, entre os dias 3 e 5, contempla uma série de atividades, como palestras e visitação a fábricas e o aguardado concurso, que prevê premiação para as melhores produções de homebrewers e cervejeiros caseiros.
“Somos apoiadores do concurso porque esse contato com as pessoas que apreciam uma boa cerveja artesanal é interessante. Nosso chope Imperial Stout, por exemplo, é resultado de uma experiência parecida, de uma receita de cervejeiros caseiros”, comenta o administrador da Schornstein, Maurício Zipf, destaque na Revista Exame PME de abril justamente pela condução dada à artesanal catarinense. No evento, a Schornstein enviará para degustação os chopes tipo Bock e Imperial Stout.
Podem participar do Concurso Nacional de Cervejas Artesanais todos os homebrewers ou cervejeiros caseiros, que devem enviar suas receitas em garrafas de 355ml, sem inscrição de cervejarias ou autores das bebidas, tendo em vista a análise às cegas de cada produto. A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser feita pelo site www.acervagaucha.com.br. O prazo limite para se inscrever é no dia 20 de maio. A competição seguirá as normas do Beer Judge Certification Program (BJCP).
Os critérios das medalhas
- Ouro: A cerveja é de nível e padrão de qualidade internacional, exemplificando o estilo de forma muito apropriada, com o balanço apropriado de gosto, aroma e aparência.
- Prata: Uma cerveja excelente que pode possuir pequenas diferenças quando comparadas aos parâmetros do estilo, mas que ainda assim se mantém próxima ao estilo, possuindo excelentes propriedades de sabor, aroma e aparência.
- Bronze: Uma boa cerveja, que pode possuir pequenas diferenças quando comparadas aos parâmetros do estilo e ainda pode possuir pequenos desvios de sabor, aroma e aparência.
Os chopes Bock e Imperial Stout da Schornstein
Bock: forte, encorpado, de baixa fermentação, com sabor levemente adocicado e inconfundível. Originário do norte da Alemanha, é o tipo de chope ideal para ser apreciado no inverno. Teor alcoólico de 7%.
Imperial Stout: produzido com seis diferentes maltes e dois tipos de lúpulo. Encorpado e com 8% de teor alcoólico, o chope confere um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool. O resultado é uma agradável sensação na boca e uma excelente combinação para queijos, chocolates negros, melões e charutos.
Fonte: Assessoria de Imprensa (12/05/2010)