Foi aprovado nesta semana pelo Ministério da Cultura, o projeto de gravação do disco de estréia do músico blumenauense John Robert Mueller. Com previsão para iniciar os trabalhos no Rio de Janeiro em abril do próximo ano, junto de um produtor musical ainda não confirmado, mas de renome nacional, o artista já batizou o disco: John Mueller em sonho meu. Composto por doze faixas, o álbum tem previsão de lançamento para agosto de 2012 e terá apenas composições autorais de Música Popular Brasileira (MPB).
Músico profissional aproximadamente a mais de doze anos, John Robert Mueller descobriu sua paixão aos sete anos de idade. Aos dezessete já começava sua carreira em bares e casas noturnas do Vale do Itajaí e parte do litoral de Santa Catarina. Natural de Blumenau, o catarinense foi crescendo dentro do cenário musical da região, profissionalizando-se e somando experiências como com a banda de Reggae Pop, Tribus da Lua, a qual é vocalista e um dos fundadores e que mantém em paralelo ao seu projeto solo John Mueller e MPBambas.
Desde 2010, John Mueller mantém seu projeto de MPB com diversos amigos, com destaque para os músicos, Mazinho Silva e Jackson Carlos, ambos bem conhecidos em Santa Catarina. A Música Popular Brasileira sempre foi a grande escola e paixão de John Mueller, aonde ele explora suas composições próprias e releituras de grande nomes como Djavan, Novos Baianos, João Bosco, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Lenine, Elis Regina, Chico Buarque e Tom Jobin. Artistas como Jorge Bem, Seu Jorge e Clube do Balanço, destaques no segmento Samba Rock também ganham espaço no repertório dos shows do projeto John Mueller e MPBambas.
John tem um estilo próprio e traz em seu repertório uma sonoridade forte com novos arranjos, sintonizado com todas as tendências da música, sem medo de ser ousado, mas sem perder a identidade e os princípios básicos da MPB. Recentemente ganhou o prêmio de melhor arranjo com sua composição de Música Popular Brasileira “Abolição do preconceito” no Festival de Música de Itanhandu (MG – 2010). Festival este que terminou na quarta colocação geral.
Atuando ao longo dos anos em diversos outros festivais de MPB, John traz colocações importantes como a de finalista no Festival de Música Brasileira de Muniz Freire (ES – 2011) com a música “Abolição do preconceito” e a terceira colocação com a música “Alma do meu país” acompanhando o compositor baiano Dalmo Funchal no Festival de Música Brasileira de Paracatu (MG - 2011).
Paralelo ao seu projeto de MPB, John Mueller conseguiu juntamente de sua banda de Reggae Pop, Tribus da Lua, grandes conquistas, como a de se tornar semifinalista do Festival de Integração da Música Catarinense (FEMIC 2010) com a música “Noite perfeita”; a terceira colocação do Festival Universitário da Canção Cultura e Arte (FUCCA 2008) com a música “Como diria o rei” e a quarta colocação no mesmo festival, mas do ano anterior com a canção “Mar confessionário”.
Fonte: Assessoria (14/12/2011)