“presença dos imigrantes em santa catarina” é a exposição de ingo penz no neumarkt
A diversidade étnica do Estado, vista sob o olhar do fotógrafo blumenauense Ingo Penz, está em exposição no Shopping Neumarkt até 15 de março. “Presença dos Imigrantes em Santa Catarina” pode ser visitada gratuitamente das 10h às 22h.
As 20 imagens mostram os traços sócioculturais das etnias italiana, alemã, indígena, africana, ucraniana, açoriana, cabocla, japonesa e húngara, com destaque para a imigração do Vale do Itajaí. Penz explica que, de certa forma, o trabalho acabou constatando informações relevantes. “Apuramos que 86% dos catarinenses têm raízes européias, dos quais 35% são germânicas e 45% italianas”, acrescenta.
Legendas poéticas, escritas por Regina Ballmann, Rosa Maria Raupp, Darciso Marchry e Mano Terra, explicam as imagens das fototelas, que na segunda quinzena de março seguem um calendário itinerante por dez cidades catarinenses.
Curiosidade
Ingo Penz, que também é músico e piloto da Choppmotorrad, quase perdeu as imagens que agora estão em exposição. Na enchente de novembro, ele viu as águas levarem 15 mil fotos convertidas em slides. O acervo do fotógrafo é resultado de uma trajetória dedicada à história da gente catarinense. O trabalho de Penz inclui 17 exposições no Brasil, Argentina e Uruguai. O próximo desafio do multifuncional Ingo Penz é o lançamento de um livro, com apoio do Funcultural, para marcar os 180 anos da imigração no Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa (02/03/2009)