POMERODE (SC) - Depois de 24 dias, a programação de inverno em Pomerode chegou ao fim. Neste período, 14 mil pessoas visitaram os eventos. Foi uma programação intensa e diversificada. Escolha do melhor atirador do município, muitas festas do colono, mais de 100 músicos envolvidos no 41º Festival de Bandas, Bandinhas e Conjuntos Musicais, a 2ª edição do Flohmarkt (Calma! É só o Mercado de Pulgas), duas edições de Wintermarkt (feira de inverno) e ainda roteiros elaborados pelos estabelecimentos comerciais e industriais. Houve também muita dança e cor na praça central da cidade, com grupos folclóricos para mostrar a importância da preservação de todas as culturas. E para fechar com chave de ouro, o 6º Festival Gastronômico.
Aliás, o Festival Gastronômico foi uma atração a parte. Reuniu atrações novas e a já conhecida gastronomia da cidade. Trouxe um chef alemão para ministrar workshops e uma chef que além de cozinhar, imaginem, faz obras de arte. A Vila Gastronômica recebeu o Roteiro Arte & Charme, uma mostra da culinária, da cultura e dos trabalhos artesanais da região. Explorou no cardápio de cada restaurante um prato com um produto regional – o aipim. Além disso tudo, na Casa da Gastronomia puderam ser encontrados pães, cucas e assados na hora em forno a lenha para todo mundo ver. O Festival Gastronômico também teve música, recreação para as crianças, chope artesanal e cervejas importadas.
Qual foi a melhor parte do 3º Pomeroder Winterfest?
Para Ângela, de Indaial, a grande motivação para um passeio por Pomerode foi o 1º Festival Internacional de Grupos Folclóricos. Ela e o Grupo Folclórico Polonês Piaskowa esperaram ansiosos pela apresentação na Praça Jorge Lacerda. Francielle Martins, de Blumenau, adorou o site. “O site Vem pra Pomerode me fez definir o roteiro da família para o domingo, dia 18: Vamos para Pomerode conhecer e prestigiar o Winterfest”. Everton Horongoso, de Pomerode, adorou o Flohmarkt. Só não concordou em trocar o carro antigo dele por um multiprocessador de alimentos.
Já Simone Arantes gosta de Pomerode e ponto final. Ela não dispensa duas coisas quando está por aqui: “O chocolate delicioso e o Zoo maravilhoso!”. Paula Sofia gostou de tudo. Para ela, a melhor parte do 3º Pomeroder Winterfest foi o programa que ela apresentou, o Vem pra Pomerode. Principalmente porque foi por causa dele que ela freqüentou todas as atrações. Paula preparou velas, fez compras, trocou finalmente seu multiprocessador – não pelo carro, mas por um batedor de manteiga no Mercado de Pulgas, tomou muito chope, comeu, dançou e se divertiu.
O Pomeroder Winterfest nas redes sociais
No Twitter, no Orkut e no Facebook foi um consenso geral. O 6º Festival Gastronômico foi tudo de bom. Para a organização do evento também. Para a turismóloga Sandra Cristina Nienow a combinação de alguns fatores é importante para o sucesso: a decoração e a iluminação criaram um ambiente muito aconchegante, as opções gastronômicas foram bem variadas, a música permitia conversas entre amigos e ainda dava pra levar pão caseiro para casa. Para a diretora de Turismo, Ivone Lemke, os workshops com os chefs Heiko e Mariza fizeram o sucesso do evento. “Também precisamos destacar o Festival na Praça, reunindo bandas, feira, mercado de pulgas, grupos folclóricos. A Praça Jorge Lacerda é muito charmosa, e é o local ideal para esse evento”, diz Ivone.
O sucesso do 3º Pomeroder Winterfest trouxe para Pomerode visitantes, turistas e mídia gratuita. “O melhor do evento é a variedade de opções. A mistura de música, dança, cultura, artesanato e gastronomia. Tudo com muita qualidade e com friozinho bem gostoso”, conclui o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Claudio Marcos Krueger.
Por Vivian Althoff
Assessora de Comunicação Social da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
Rua 15 de novembro, 818 - Centro
Fone: (47) 3387 2627
Fonte: Assessoria de Imprensa (29/07/2010)