Polícias civil e militar garantem a segurança da Oktoberfest
Se ao longo de 25 anos de história, a Oktoberfest se consagrou nacionalmente como uma festa segura, onde a alegria é a palavra de ordem, uma parte deste sucesso deve ser creditada ao trabalho das polícias civil e militar. Seja na cidade ou na estrutura montada nos pavilhões da Vila Germânica, o que se vê é uma total integração das ações. Como resultado, a diminuição, a cada edição da festa, dos registros policiais.
A Polícia Militar de Santa Catarina está presente nos pavilhões da Oktober com um efetivo de aproximadamente 80 policiais nos finais de semana. Nos demais dias, o número também é elevado, com efetivo entre 50 e 60 pessoas. O capitão Evandro Cruz explica que o policiamento ostensivo, na parte interna e no entorno da Vila Germânica, tem como principal meta inibir excessos dos oktoberfesteiros, além de coibir o furto de veículos.
Na festa, os policiais estão por todos os cantos, em locais estratégicos, com visualização de todos os ambientes. Eles contam como grande aliado, uma central de vigilância eletrônica, equipada com 12 câmeras. “Nada escapa aos nossos olhos”, destaca o capitão.
Além do efetivo nos pavilhões da Vila, a PM está com um efetivo de 50 homens no policiamento ostensivo pela cidade. Policiais de Joinville, Laguna, Florianópolis e Rio do Sul reforçam o trabalho. A infraestrutura de apoio conta ainda com oito motos, 16 veículos (4 na festa) e 9 cavalos oriundos da cavalaria de Florianópolis. Mas o maior aliado, durante o dia, é o helicóptero. “Ele pode atender até mesmo casos médicos, em caso de necessidade”, comenta capitão Evandro.
Polícia Civil
Uma delegacia móvel foi instalada pela Polícia Civil na Vila Germânica. O delegado Carlos Dirceu Silva, com 42 anos de PC e há três trabalhando na Oktoberfest, destaca que tudo pode ser feito no posto avançado. Desde os registros dos flagrantes, termos circunstanciados, encaminhamento de pedidos de inquérito e os boletins de ocorrência
Na delegacia móvel, operando em um ônibus e no portal da Vila Germânica, a Polícia Civil conta com um escrivão, três profissionais na base e mais 15 no apoio e circulando pela festa.
No local, os oktoberfesteiros também contam com o serviço de achados e perdidos. O procedimento é simples: basta se dirigir ao local e registrar um boletim de ocorrência. Ao final de cada noite, os objetos e documentos encontrados na Vila Germânica ou no seu entorno, são encaminhados para a central. “Mesmos não sendo de Blumenau, a pessoa poderá acompanhar se objeto ou documento foi encontrado”, destaca o delegado.
Graças à informatização do sistema de registro de boletins de ocorrência, basta a pessoa se dirigir a qualquer delegacia mais próxima de sua casa. Se estiver em Blumenau, é só procurar a unidade da Vila Germânica para registrar o sumiço ou consultar o paradeiro daquilo que foi perdido.
No primeiro dia de festa, não houve qualquer registro de furto, apenas três de perda de documentos. Para continuar mantendo os baixos índices de ocorrências, a dica das autoridades de segurança é ficar atento a regrinhas simples, mas eficientes.
Dicas de segurança para Oktober:
Não deixar dinheiro visível
Não carregar carteiras ou bolsas na parte de trás
Evite andar sozinho. Se estiver em grupo, não se ausente por muito tempo
Evitar excessos com bebida
Se beber, não dirija!
Divirta-se sem criar tumultos ou problemas
Se vier de carro, procure deixá-lo em um estacionamento credenciado ou em local iluminado, onde tenha fluxo de pessoas
Não deixe objetos visíveis nos veículos
Em caso de emergência, acione o 190
Fonte: Assessoria de Imprensa (04/10/2009)