Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina - Fecomércio SC – entre os dias 08 e 12 de outubro, durante a 27ª Oktoberfest revela que 91% dos entrevistados pretendem voltar na festa do ano que vem. A amostra foi realizada por 929 pessoas, não residentes em Blumenau, com o intuito de identificar o perfil dos turistas que visitam a festa, sua relação com o comércio e sua percepção em relação a cidade e ao Parque Vila Germânica.
Entre os itens pesquisados estão local de origem, faixa etária, forma de hospedagem, tempo de permanência na cidade, média de gastos, empresas do comércio que o turista pretendia visitar e principal atrativo da Oktoberfest. De acordo com a pesquisa, 32% avaliam sua hospedagem de forma positiva.
Ainda segundo a pesquisa, 42,4% dos turistas que freqüentam a Oktoberfest são de Santa Catarina, 17% são de cidades de São Paulo, 16,6% do Paraná, 7% vem do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro vem 6% e os 11% restantes são de outros estados. A maioria dos turistas, 34,10%, possui idade entre 26 e 35 anos, em segundo lugar, 26,8%, estão os de 18 a 25 anos, 17,7% são do público entre 35 e 45 anos, 21,4% tem idade superior a 46 anos.
A propaganda boca a boca é a forma mais relevante de divulgação da festa. 51,6% dos entrevistados indicaram ter tomado conhecimento da festa por intermédio de amigos e parentes. A propaganda de televisão atingiu 38,3%, seguido da internet, com 19,6%. Metade dos entrevistados afirmou já terem visitado a Oktoberfest em edições passadas.
A maioria dos respondentes, 45%, afirmou não estar hospedado em Blumenau, porém, 23% se instalaram em hotéis, 19,3% hospedaram-se na casa de amigos ou parentes e os demais preferiram opções alternativas, como aluguel de casas ou apartamentos e camping. O tempo médio de permanência dos turistas na cidade também foi um ponto questionado: 45% deles passaram apenas um dia na cidade, 14,9% aproveitaram quatro dias de festa, 22,4% permaneceram em Blumenau de dois a três dias. 10,1% ficaram por cinco dias e 2,1%, sete dias.
Para identificar a média de gastos do turista durante sua estada em Blumenau, foi perguntado ainda qual o orçamento total da viagem. O turista da Oktoberfest afirma estar preparado para gastar em média R$ 1.136,51 em toda sua viagem. Desta despesa, 23,96% do orçamento é destinado ao comércio, seguido por hospedagem (21,75%), transporte (17, 3%), lazer (13,24%), alimentação (11,88%) e bebidas (11,87%).
Quanto ao principal atrativo da festa, para a maioria dos entrevistados são as bebidas, ocupando o primeiro lugar com 76,2%. Em segundo lugar registram-se as manifestações folclóricas (33,3%) e em seguida a gastronomia (32,3%). O quarto lugar foi ocupado pelas músicas e shows (30,5%).
Fonte: Assessoria de Imprensa (09/11/2010)