A reforçada “perna” brasileira de fim-de-ano da ASP South America começa nesta semana com quatro etapas seguidas até o Hang Loose WCT Brasil 2008, nos dias 28 de outubro a 05 de novembro em Imbituba. E será também em Santa Catarina a inauguração dessa série de eventos que vão decidir os títulos sul-americanos da temporada e valem importantes pontos na corrida pelas vagas do WQS para a divisão de elite de surfe mundial.
O primeiro desafio será o Billabong Ladies Pro só para as meninas no Costão do Santinho, o melhor resort de praia do Brasil, no norte da ilha de Santa Catarina. Devido as eleições municipais no domingo, o evento vai começar nesta quarta-feira e termina no sábado. Além da etapa do WQS, nas ondas da Praia do Santinho será definida a equipe que representará a América do Sul no próximo Mundial Pro Junior da ASP na Austrália. A etapa final do Billabong Pro Junior será disputada junto com o Billabong Ladies Pro e também decidirá os títulos sul-americanos sub-21 masculino e feminino.
VOLTA DO RIO DE JANEIRO - Já na semana que vem, além das meninas, os homens também entram em ação no Oakley apresenta Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador, que estréia marcando o retorno da capital carioca ao calendário do WQS masculino depois de 8 anos de ausência. Tudo está sendo preparado para a realização de um evento inesquecível nos dias 06 a 12 de outubro num dos berços do surfe brasileiro, que é o Arpoador. A prova feminina nível 4 estrelas define a campeã sul-americana profissional no Rio de Janeiro, enquanto a masculina será a primeira das três etapas seguidas com nível máximo 6 estrelas de 135.000 dólares em prêmios. Cada uma vale 2.500 pontos no ranking do WQS e no do ASP South America Surf Series, que aponta o campeão sul-americano da temporada.
O Oakley apresenta Rio Surf Pro International promoverá a última etapa feminina do WQS 2008 no Brasil, pois as outras duas só terão competição masculina. Do Rio de Janeiro, todos voltam a Santa Catarina para a segunda edição do Maresia Surf International na paradisíaca Praia Brava de muitas gatas em Itajaí. As disputas por mais 2.500 pontos que podem até definir classificação para o WCT do ano que vem, começam no dia 14 e vão até o domingo 19. Logo depois, o Onbongo Pro Surfing define o campeão sul-americano pelo terceiro ano seguido em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O evento mais tradicional da “perna” de fim-de-ano do ASP South America Surf Series vai de 21 a 26 de outubro na Praia de Itamambuca, última parada antes da etapa brasileira do WCT de novo em Santa Catarina.
WCT BRASIL COM NOVIDADES - O Hang Loose WCT Brasil 2008 promete grandes atrações principalmente para fora d´água em Imbituba. O grupo RBS se associou a Gate Eventos para a realização do principal campeonato do calendário sul-americano e vai inaugurar a “Cidade do Surf” na grande arena que será montada na Praia da Vila. Outra novidade é o WCT Music Festival, que traz pela primeira vez ao Brasil a banda australiana "The Beautiful Girls" no dia 1.o de novembro. Antes do show internacional, haverá a apresentação da banda El Niño, de Teco Padaratz, mas a programação terá muitas outras atrações, como bate-papo com surfistas no Surf Talk Show, o concurso Garota WCT Brasil e a Sunset Party, festa que promete animar os finais de tarde com muita música de frente para o mar.
WCT ADIADO NA ESPANHA - No entanto, a maior atração mesmo para o grande público que promete lotar a cidade de Imbituba outra vez é a apresentação dos melhores surfistas do mundo. Toda a expectativa é pela presença do octacampeão mundial Kelly Slater, que pode confirmar seu nono título agora na Espanha. Para isso, ele precisa apenas passar mais duas baterias, pois acaba com as chances dos seus dois últimos adversários, Taj Burrow e Mick Fanning, quando avançar para as oitavas-de-final lá na Espanha. O prazo do Billlabong Pro Mundaka começou nesta segunda-feira e vai até 12 de outubro, com o início da competição sendo adiado por falta de ondas no primeiro dia.
Fonte: Joao Carvalho (29/09/2008)