O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, Projeto da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Porto de Itajaí, recebe dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro (segunda, terça e quarta-feira) a representante oficial do Método de Ballet Cubano no Brasil, Paula Castro, para aplicação do Exame Anual da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba. O Exame será aplicado no Núcleo Artístico na Rua Fiúza Lima, 387.
Na oportunidade, Paula Castro aplica o Exame para emitir o Certificado do Centro Nacional de Artes de Cuba, que reconhece os alunos como estudantes do método cubano no Brasil e libera o registro do Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, como Escola habilitada a aplicar o método.
Paula Castro nasceu em São Paulo em 1952 e graduou-se em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba, em 1974, e em Pedagogia pela Faculdade Oswaldo Cruz, em 1976. Iniciou-se na dança através da Escola Municipal de Bailados, em São Paulo onde se formou como bailarina.
Em 1977 fundou o Ballet Paula Castro e cinco anos após sua fundação criou a "Dança e Cia." que foi durante 10 anos a companhia profissional do Ballet Paula Castro. Paula fez vários cursos de especialização em ballet clássico em diversos países e em 1988 instituiu no seu programa de ensino com as deliberações 15/88 e 9/81 o ensino oficializado de dança no Brasil a qual foi pioneira.
Em 1996, tornou-se mestre em Dança pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com a tese "A implantação, no Brasil, do método de ensino do ballet clássico da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba, como um novo paradigma para a Dança".
Hoje é diretora da escola de Ballet Paula Castro e é sempre convidada a fazer parte da banca de jurados de algumas competições internacionais de ballet clássico como em Havana - Cuba e em Vignale - Itália ao lado de nomes como Fernando Alonso (Cuba), Ramona de Saá Bello (Cuba), Rosa Folgado (Espanha), Joseph Fontano (Itália) Frank Andersen (Dinamarca) e Carlos Paulilo (Venezuela).
Paula Castro aplicará o exame este ano substituindo a Metodóloga Ramona de Saá Bello, que por motivos pessoais somente poderá vir ao Brasil em janeiro de 2009.
O Núcleo Itajaiense de Dança Alícia Alonso
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, a única escola pública de ballet no sul do Brasil a aplicar o método cubano, é um Projeto da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o patrocínio do Porto de Itajaí. Em seu quarto ano de atividade, o Núcleo conta atualmente com 130 alunos entre oito e quatorze anos. Este ano devido o início das obras de restauração da Casa da Cultura Dide Brandão, as aulas estão sendo realizadas no Núcleo Artístico e no Stúdio de Dança Mery Rosa.
O Curso oferece aulas práticas e teóricas três vezes por semana. Dentro das cadeiras teóricas, destacam-se: História da Dança, História da Arte e Musicalização. Entre as disciplinas práticas estão o Ballet Clássico e o Contemporâneo.
Nos dois primeiros anos, as aulas são somente práticas. As séries são classificadas da seguinte maneira: no primeiro ano, o nível preparatório 1; no segundo, o preparatório 2; a partir do terceiro ano começam a ser contadas as séries. Ao todo são oito séries e dois anos introdutórios, ou seja, dez anos de ensinamentos de ballet cubano. As aulas são ministradas pela coordenadora do Projeto, Mônica Belotto, que dança desde os oito anos e é profissional há 14; e pela bailarina Aline Bolsoni.
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso foi lançado no dia 10 de junho de 2005, e os alunos recebem além das aulas, o transporte, toda a roupa para as aulas de Ballet e o figurino para apresentação de espetáculos. Para que o Núcleo alcance um nível de excelência adotou-se o método da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba reconhecido mundialmente como de extrema eficiência na formação de bailarinos.
Existem hoje cinco métodos de ballet (francês, italiano, russo, inglês e cubano). Apesar de ter sido criado há 50 anos, o Método Cubano de Ballet Clássico é o mais novo e o único que foi construído a partir do corpo e da cultura latina.
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso conta com a avaliação anual da professora Ramona de Sáa Bello, metodóloga e assessora da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba. Em outubro de 2007, Ramona esteve em Itajaí para aplicação do exame, e entre os alunos avaliados, nove receberam nota 10. Em 2006, foram quatro alunos, e em 2005, dois alunos receberam a nota máxima.
Em março deste ano os alunos Renata Ferreira Boaventura, Tarcísio Ribeiro e Hantiêla Salerno, que obtiveram excelente desempenho nos testes, foram selecionados para participar do 15º Encontro Internacional das Academias de Ballet, em Havana, Cuba. No encontro anual, participaram de aulas técnicas de ballet clássico, maquiagem, interpretação para dança, preparação física, dança moderna e bailes populares.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao Concurso Internacional para Estudantes de Ballet, visitaram o Museu Nacional de Dança (único museu de dança da América Latina) e tiveram a oportunidade de conhecer os criadores da Escola Nacional de Ballet de Cuba, Fernando e Alicia Alonso.
O nome do Núcleo é uma homenagem à bailarina Alicia Alonso, que foi a criadora da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba e hoje é Diretora do Ballet Nacional da República de Cuba.
Mais Informações:
Mônica Belotto: (47) 9116-5478
Fonte: Assessoria de Imprensa (26/09/2008)