A Maior festa alemã das Américas recebe nesta quarta-feira, dia 13, mais um título. Desta vez, a Oktoberfest de Blumenau entra para o RankBrasil , um sistema brasileiro de homologação de recordes, como a “Maior festa do chope no Brasil”. A certificação ocorre às 21h30min, no setor 01 do Parque Vila Germânica e contará com a presença do auditor do RankBrasil, Luciano Cadari.
De acordo com Cadari, a permanência e o reconhecimento da festa no cenário nacional foram os principais quesitos para a inclusão da Oktoberfest no RankBrasil. “Os números da festa, e em especial, o tempo em que ela acontece e é sucesso no Brasil, chamaram nossa atenção”, destaca o auditor.
Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, onde a Oktoberfest é realizada, avalia a certificação como um reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos. “Trabalhamos para que a festa seja sempre sinônimo de qualidade, não apenas uma festa do chope, mas também uma festa da família, do cultivo de tradições. E é isso que faz a festa ganhar destaque ao longo dos anos”.
A maior festa alemã das Américas
A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao então Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.
Mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 18 dias de festa, os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.
É por essa característica que a festa blumenauense, versão consagrada da Oktoberfest de Munique, transformou-se, a partir de 1988, em um evento que reúne milhares de pessoas. E foi, também, a partir dela que outras festas surgiram em Santa Catarina, tendo Blumenau como carro-chefe, fato que acabou por tornar o território catarinense o caminho preferido dos turistas no mês de outubro.
RankBrasil
O RankBrasil é o único sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiros. Desde 1999, a entidade é uma referência de recordes, similar ao Guinness.
Além da Maior festa do chope no Brasil, Blumenau já é portadora de outro título, o de ter o maior número de processos resolvidos no país.
Fonte: Assessoria de Imprensa (14/10/2010)