oktoberfest 2013: venda de ingressos e controle de público garantem tranquilidade
Quem já participou das edições anteriores da Oktoberfest ainda guarda na lembrança as filas formadas na Alberto Stein para a compra das entradas. Nesta edição, a situação é bem diferente. Segundo o secretário de Turismo do município, Ricardo Stodieck, as vendas antecipadas pela internet são um sucesso, eliminando praticamente as filas vistas em anos anteriores. "As vendas online são responsáveis por cerca de 30% das vendas. Estamos sem filas para compra de ingressos", explica. Apenas nos horários de pico de entrada dos principais dias em termos de público, existem algumas filas que se formam na hora de passar pelas catracas, mas que logo se solucionam pela diminuição do fluxo de visitantes.
Além do fim das filas, a compra dos ingressos pela internet também garante a entrada segura para a festa. Isso porque o controle do número de pessoas que participam na Oktoberfest deste ano dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica está sendo levado a sério pela organização do evento. Nesta edição, a festa conta uma central de monitoramento em tempo real para o controle do número de pessoas que participam do evento.
A medida atende ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado neste ano entre o Ministério Público do Estado, Parque Vila Germânica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para um público máximo de 37.704 pessoas dentro do Parque ao mesmo tempo, como foco de prevenção e segurança, sem contar o número de trabalhadores no evento.
A central trabalha em duas etapas distintas. Ligados eletronicamente às catracas, os equipamentos registram o número de pessoas que entraram durante o dia no Parque. O controle seguinte ocorre a partir das 19h, quando inicia oficialmente a festa. O monitoramento é feito em tempo real, mostrando na tela do computador o número de pessoas que estão dentro do parque ao mesmo tempo, além do número de pessoas que participaram da festa desde o primeiro dia.
Controle
Acima de 30 mil pessoas, a cor amarela registra a quantidade de pessoas que estão dentro do Parque, informando que a fiscalização deve ficar em estado de atenção em função do aumento no volume de participantes. Com um público de aproximadamente 35 mil pessoas, a cor laranja toma conta do sistema na tela do computador, reforçando que a prioridade agora é o controle mais organizado e dinâmico do número de pessoas.
Ultrapassando os 40 mil (contando os trabalhadores), o sistema impede que os ingressos sejam impressos nas bilheterias, evitando que o público exceda o pacto tratado com o Ministério Público do Estado para garantir a segunda dos próprios foliões. O sistema então passa a operar em vigilância, com o controle da vazão de pessoas, permitindo então que outras pessoas acessem a festa à medida que outras pessoas vão saindo. Nesta edição, duas empresas foram contratadas: a Blueticket, responsável pelos ingressos e a Planet Acesso, que está encarregada das credenciais e também pela catraca.
Fonte: Assessoria (09/10/2013)