A noite desta quinta-feira foi especial para os gincaneiros. Como forma de valorizar as ações desenvolvidas pelas equipes inscritas em 2011 na Gincana Cidade de Blumenau, a organização da 28a Oktoberfest reservou espaço na entrada do Pavilhão 3 para os grupos se divertirem na festa.
No local reservado para as 16 equipes, os grupos encontraram os amigos de provas, participaram do concurso especial de chope em metro e prestigiaram a maior festa alemã das Américas. Para o presidente da Liga Blumenauense dos Gincaneiros, Gilson Soares a ideia foi excelente. "Ficamos lisonjeados com o convite, que também é uma maneira de reconhecer nossos feitos", destacou.
Entre os grupos encontramos pessoas de todas as faixas etárias. Empolgada estava a aposentada Aldair Fávero Pereira, de 67 anos. Ativa, está envolvida nas causas sociais há mais de três anos. Unida aos demais integrantes da Equipe Os Desgra, ela comemorou a festa. "Esta é uma oportunidade diferente de se divertir na Oktoberfest. Assim como realizar as provas da gincana com a minha família e amigos, estar aqui renova meu ânimo", comentou.
Uma das mais jovens integrantes da Equipe Kamikaze, Letícia Bernardes, 16, frequenta a Oktoberfest pela primeira vez como gincaneira. "São duas coisas que gosto muito: a festa e participar da gincana. Nos dois eventos, sei que estou entre amigos. Ambos ficarão marcados na minha vida como uma das melhores lembranças deste ano".
Provas diferentes
Diferente das provas que habitualmente estão acostumados a realizar, representantes de todas as equipes, nos naipes masculino e feminino, subiram ao palco para participar do chope em metro especial. Após receber muito apoio das torcidas, saíram os resultados: a equipe Safári conseguiu o primeiro lugar na prova fazendo um tempo de 19s80. Os Amigos do Barney esvaziaram a tulipa em 20s40, seguidos da Equipe Amigos da Onça, com um tempo de 21s03.
Gincana
O projeto nasceu em 1993 como parte da programação de aniversário da cidade. Primeiramente era organizada pela Assessoria para Assuntos da Juventude da Prefeitura de Blumenau. Ao passar do tempo, devido à proporção e quantidade de inscritos no evento, dez anos mais tarde foi criada a Liga Blumenauense de Gincaneiros, com o objetivo de organizar as provas e recepcionar as equipes, que realizam atualmente provas durante o ano inteiro, entre elas a doação de sangue.
Só em 2011 os grupos arrecadaram durante as provas culturais e sociais, nove toneladas de alimentos, que foram doadas para a comunidade; 3.500 brinquedos foram distribuídos no Dia das Crianças em uma promoção realizada no Parque Ramiro, em parceria com a Vila Germânica e entidades empresariais. Além disso, conseguiram arrecadar 6.720 itens como materiais de higiene pessoal e limpeza, que foram entregues às famílias atingidas pela enchente de setembro.
Os requisitos para inscrever uma nova equipe são: ter no mínimo 30 integrantes, ser maior de 18 anos. Os menores também podem participar, mas apenas com autorização dos pais. Mais informações no site www.gcbonline.com.br.
Equipes:
Coringas
Spy e os oitentistas
The Neanderthais
Arromba
Elite 007
Kamikaze
Tribo dos Anjos
Lambda Lambda
Os Desgra
Amigos da Onça
Omega Z
Capitão Caverna
Amigos do Barney
Ecossistema
Mick Dundee
Safari
Fonte: Assessoria de Imprensa (21/10/2011)