Os pais que trazem os filhos para a 28ª Oktoberfest têm um aliado na segurança dos pequenos. Trata-se da Kinderhaus, ou a Casa da Criança, que está localizada no hall de entrada do Pavilhão 1, da Vila Germânica, e auxilia na identificação dos menores de 12 anos já na entrada da festa. A Kinderhaus tem a coordenação da Universidade de Blumenau (Furb).
A identificação é realizada em todos os portões de acesso, por meio de pulseiras adesivas, que contam com informações como nome da criança e telefone celular dos pais ou responsáveis. Com estes dados, o menor pode ser identificado por qualquer pessoa e encaminhado para a Kinderhaus, caso se perca na festa. Enquanto aguarda na casinha, a criança recebe a atenção dos acadêmicos.
Cadastro
Desde o primeiro dia da festa, cerca de 4.300 crianças foram identificadas. Somente na quarta-feira, 12, Dia das Crianças, dois mil cadastros foram realizados. Destas, 10 se perderam e foram encontradas através das pulseirinhas de identificação. Para garantir a tranquilidade dos pais, cerca de 50 acadêmicos, de diversos cursos da Furb, trabalham voluntariamente na Vila Germânica.
Nas primeiras edições da Oktoberfest o serviço de identificação dos menores era feito pelas Gaitas Hering - antiga fabricante de brinquedos da cidade. Nos anos seguintes o Rotary Club continuou os trabalhos, realizando o atendimento até 2001. De 2002 até agora, a Furb passou a coordenar a Kinderhaus com o apoio da Polícia Militar. Ao longo destes anos, a Kinderhaus registra a média de 18 mil cadastros por ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa (14/10/2011)