Desde as primeiras edições, a Oktoberfest conta com o serviço da Kinderhaus (a Casinha da Criança), que tem o objetivo de contribuir com a segurança das crianças que participam da maior festa alemã das Américas. Este ano, a Kinderhaus estará localizada no hall de entrada do Pavilhão 1. Desde 2002, o local é coordenado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Este ano, 50 acadêmicos de diversos cursos da Furb estarão trabalhando no local e em todas as portarias de acesso ao Parque Vila Germânica fazendo a identificação de crianças até 12 anos. "A identificação é feita com pulseiras adesivas, com campos para o preenchimento de informações dos menores, como nome da criança e telefone celular de pais e/ou responsáveis", explica Indianara Hainz Silva, coordenadoria de Comunicação e Marketing da Furb.
Atenção
Com essas informações na pulseira, a criança pode ser identificada por qualquer pessoa e encaminhada para a Kinderhaus caso venha a se perder dos pais ou responsáveis. "Enquanto aguarda na casinha, a criança recebe a atenção dos acadêmicos, que são pessoas previamente selecionadas e instruídas para esse trabalho", ressalta. Indianara lembra que "os acadêmicos trabalham com escala de horas e de forma voluntária".
Nas primeiras edições da Oktoberfest, o serviço de identificação dos menores era feito pelas Gaitas Hering - antiga fabricante de brinquedos da cidade. Nos anos posteriores o Rotary Club deu sequência, realizando o trabalho até 2001. Em 2002, então, o curso de Turismo e Lazer da Furb passou a coordenar a Kinderhaus juntamente com a Polícia Militar.
A Kinderhaus vai funcionar todos os dias da festa, de segunda a sexta 18h às 23h; e aos sábados, domingos e feriado das 11h às 23h.
Fonte: Assessoria de Imprensa (26/09/2011)