Em terra de alemão, italianos sobem no palco e fazem festa. O Jardim da Cerveja (Biergarten) foi regado com muita música tirolesa na sexta-feira, 14, com a apresentação do Grupo Folclórico Musical Glockenthurm, que mescla canções em alemão e italiano.
Trazidos em parceria com a prefeitura de Nova Trento, os seis integrantes se misturaram aos foliões, contagiando a todos com um jeito irreverente e divertido de se apresentar. O músico Arrigo foi atração a parte, subindo nas mesas e fazendo barulho com um pandeiro improvisado em um cabo de madeira, enfeitado com máscaras.
Embalados pelo som tirolês, o casal Vanildo Vicente Guedes e Rosemeire Crepaldi, de São Paulo, conta que participam da Oktoberfest desde as primeiras edições e ficou encantado com as transformações da cidade. "Tudo está tão diferente, bonito, mas a alegria continua a mesma. É contagiante", comentou o ex-guia de turismo.
O casal se despede do Vale do Itajaí neste fim de semana, assim como os músicos do Glockenthurm, que se apresentam pela última vez neste sábado, em Nova Trento. Todos, no entanto, fazem coro e prometem voltar para a festa nos próximos anos.
Diferentes
A apresentação diferenciada do grupo, cantando em alemão e em italiano, é uma forma de representar a região onde os músicos vivem. Em Trentino, localizada no sudoeste da Itália, na fronteira com a Áustria, 65% da população fala o italiano e o restante, alemão. Isso tudo porque até 1918, a província pertencia ao território austríaco.
Fonte: Assessoria de Imprensa (16/10/2011)