Um show de resistência e habilidade foi o que o Grupo Folclórico Original Altenberger Plattler, da Áustria, apresentou na noite de segunda-feira, dia 10, dentro do Biergarten (Jardim da Cerveja), na 28ª Oktoberfest.
Com uma coreografia vibrante, o grupo formado por 10 dançarinos, e por um músico gaiteiro, contagiou a platéia com a apresentação do chamado Plattler - sapateado tradicional típico da região dos Alpes, no qual os membros realizam movimentos rápidos e sincronizados, batendo as mãos nas pernas e nos pés.
Provenientes da cidade de Altenberg/Linz, o grupo existe desde 1979 e já está em sua terceira geração. Um detalhe curioso do Altenberger Plattler é a tradição de se manter apenas homens solteiros entre os integrantes, já que o Platter é apresentado como uma dança de cortejo. O membro mais novo tem apenas 17 anos e, o mais velho, 35.
Humor
Com uma boa dose de humor, o grupo apresentou coreografias divertidas como a troca de chapéus simultânea entre os 10 dançarinos, simulação de brigas em duplas e até movimentos em que metade dos integrantes ficava de ponta cabeça.
Os movimentos no ritmo da gaita, cada vez mais acelerada, também arrancaram aplausos e gritos da platéia, onde alguns até arriscaram imitar os movimentos. Quando questionado sobre a sensação de se apresentar em Blumenau, o integrante e líder do Altenberger Plattler, Harald Pühringer, resumiu: "Maravilhoso!".
Pela primeira vez na Oktoberfest de Blumenau, o Altenberger Plattler volta a se apresentar às 15h desta sexta-feira, dia 14, na praça Dr. Blumenau, no Centro da cidade. A próxima e última apresentação na Oktoberfest será nesta quarta-feira, dia 12, também no Biergarten.
Histórico recente
Em 2001, o grupo esteve nos Estados Unidos, apresentando-se na Carolina do Norte, na Carolina do Sul e, também, na Geórgia.
Fonte: Assessoria de Imprensa (11/10/2011)