núcleo itajaiense de dança alicia alonso realiza espetáculo de encerramento neste sábad
Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso realiza espetáculo de encerramento neste sábado
Os alunos do Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, Projeto da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Porto de Itajaí, apresentam neste sábado (13), o espetáculo "Bonecos". O espetáculo marca o encerramento do ano letivo do Núcleo, e é destinado aos familiares e convidados. Serão duas apresentações no Teatro Municipal de Itajaí: às 19 e 21 horas.
O espetáculo "Bonecos" é composto por 10 coreografias que foram desenvolvidas pelas professoras Mônica Belotto e Aline Bolsoni inspiradas nos mais variados tipos de bonecos (madeira, pano, porcelana...). Durante o espetáculo, que se passa em uma fábrica de bonecos, os alunos se apresentam ao som de grandes nomes da música clássica como Bach, Bethoven e Mozart.
Os 86 alunos que subirão ao palco, se apresentam com figurinos e adereços que foram criados por Mônica Belotto e confeccionados por Lélia Machado de Melo. Os espectadores irão assistir também, a apresentação da música "Ciranda da Bailarina" de Chico Buarque e Edu Lobo com os alunos das duas turmas da aula complementar de musicalização.
O Núcleo
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, a única escola pública de ballet no sul do Brasil a aplicar o método cubano, é um Projeto da Fundação Cultural de Itajaí e conta com o patrocínio do Porto de Itajaí. Em seu quarto ano de atividade, o Núcleo conta atualmente com 98 alunos entre oito e quatorze anos.
O Curso oferece aulas práticas e teóricas três vezes por semana. Dentro das cadeiras teóricas, destacam-se: História da Dança, História da Arte e Musicalização. Entre as disciplinas práticas estão o Ballet Clássico e o Contemporâneo.
Nos dois primeiros anos, as aulas são somente práticas. As séries são classificadas da seguinte maneira: no primeiro ano, o nível preparatório 1; no segundo, o preparatório 2; a partir do terceiro ano começam a ser contadas as séries. Ao todo são oito séries e dois anos introdutórios, ou seja, dez anos de ensinamentos de ballet cubano. As aulas são ministradas pela coordenadora do Projeto, Mônica Belotto, que dança desde os oito anos e é profissional há 14; pela bailarina Aline Bolsoni; e pela cantora Bárbara Damásio que ministra as aulas de musicalização.
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso foi lançado no dia 10 de junho de 2005, e os alunos recebem além das aulas, o transporte, toda a roupa para as aulas de Ballet e o figurino para apresentação de espetáculos. Para que o Núcleo alcance um nível de excelência adotou-se o método da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba reconhecido mundialmente como de extrema eficiência na formação de bailarinos.
Existem hoje cinco métodos de ballet (francês, italiano, russo, inglês e cubano). Apesar de ter sido criado há 50 anos, o Método Cubano de Ballet Clássico é o mais novo e o único que foi construído a partir do corpo e da cultura latina.
O Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso conta com a avaliação anual da professora Ramona de Sáa Bello, metodóloga e assessora da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba. Em outubro de 2008, a professora Paula Castro, representante da Escola de Cuba no Brasil, esteve em Itajaí para aplicação do exame, e entre os alunos avaliados, nove receberam nota 10. Em 2007, foram nove alunos, em 2006, foram quatro alunos, e em 2005, dois alunos receberam a nota máxima.
O nome do Núcleo é uma homenagem à bailarina Alicia Alonso, que foi a criadora da Escola Nacional de Ballet da República de Cuba e hoje é Diretora do Ballet Nacional da República de Cuba.
Fonte: Assessoria de Imprensa (10/12/2008)