O Museu da Escola Catarinense da Udesc (MESC), prédio tombado pelo patrimônio histórico no Centro de Florianópolis, sediou a 12ª edição da Mostra Casa Nova desde 20 de setembro. O local foi recuperado para abrigar o evento e se tornará um centro cultural com programação permanente, oportunizando a apreciação de obras de arte, acesso ao acervo de livros históricos e, contará ainda, com espaços para atividades de artes visuais, música, artes cênicas, capacitação de professores, cursos para a comunidade e sessões de cinema.
“O Museu estava funcionando timidamente. As obras de recuperação internas e externas reabilitaram o prédio para atender melhor a população”, destaca a diretora do MESC, Sandra Makowiecky. O espaço deverá figurar como destaque na região central de Florianópolis, reativando o circuito cultural ao lado do Museu Victor Meirelles e de outros pontos importantes para a cidade.
Com o tema Pinacoteca Casa Nova – Aqui os grandes mestres se encontram, o evento contou com mais de 60 profissionais que projetaram 30 ambientes entre livings, quartos, cozinhas, enoteca, lavabos e até um espaço para o carro. “O evento é importante para mantermos contato direto com o público, abusarmos da criatividade, inovarmos no uso de materiais e novidades do setor”, destaca a arquiteta Flávia Guglielmi, que participa da Mostra ao lado do arquiteto Marcelo Salum pela décima vez.
Além dos ambientes, os visitantes acompanharam apresentações musicais e bate-papos com grandes nomes da decoração e design, como o arquiteto Guilherme Torres e a idealizadora da MostraBlack, Raquel Silveira. Parceiros e patrocinadores também movimentaram as noites dentro do museu com jantares e encontros para troca de experiências. “O evento superou as precedentes pela escolha do local, formato e tema. As atrações paralelas deram vida e não caracterizaram como uma simples mostra”, defende a arquiteta Bia Kubelka. Ela criou o Café do Museu, projeto que será herdado pelo MESC como um dos legados para a cidade.
Para o curador da Mostra, Abreu Junior, o evento foi um grande exemplo para a comunidade no incentivo de valorização da arquitetura histórica e movimentação artística e cultural, além de contribuir com o projeto centro vivo, ajudando na ativação de uma área esquecida por décadas. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo MESC nos últimos 40 dias. A Mostra Casa Nova 2013 é uma realização do Diário Catarinense, com apresentação da Cassol, patrocínio de Dimas Volvo, Koerich Imóveis e Luxaflex/Hunter Douglas, apoio de Docol, Estação 261, Pedra Branca, Quinta da Neve, Santa Rita e Sebrae.
Fonte: Assessoria (04/11/2013)