Os trabalhos de montagem da Texfair Home, maior feira comercial sul-americana do setor, que acontece nos três pavilhões do Parque Vila Germânica, de 06 a 09 deste mês, está envolvendo mais de 1.500 trabalhadores. A Texfair é um evento de muita importância para a economia de Blumenau no setor de geração de empregos diretos e indiretos, observa o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette. Mas ele ressalta que as vantagens econômicas deixam seus reflexos na comunidade não só durante, mas também depois da feira, visto o montante de negócios que são fechados durante o evento.
De acordo com a coordenadora da Texfair Home, Fernanda Pezzi, só de empregos diretos este ano a Texfair está absorvendo mais de 1.500 pessoas. São montadores de estandes, técnicos eletricistas, carpinteiros, marceneiros, pintores, recepcionistas, decoradores, arquitetos, garçons, entre outros profissionais que atuam antes, durante e após o encerramento da feira. "É uma engrenagem bem grande, que envolve também o setor de fornecimento de alimentação e bebidas, mais a parte de recepção".
A feira realizada em março vai apresentar produtos de cama, mesa, banho e artefatos de decoração para o lar, já a Texfair Fashion, que acontecerá em abril, também na Vila Germânica, vai apresentar produtos do vestuário. Segundo Fernanda, durante a feira, a movimentação de mão de obra nos estandes pode variar de cinco a 30 pessoas por dia, de acordo com o tamanho do espaço e conforme o porte das empresas.
Reflexos positivos
A feira é fundamental e indispensável para a economia da cidade e região, afirma Inácio Negherbon, diretor executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau. De acordo com o diretor, a taxa de ocupação na rede hoteleira (que oferece hoje 4.613 leitos), é de 100% para o período da feira. "A procura por hospedagem também se reflete nas cidades vizinhas de Blumenau", informa.
A ocupação 100% demonstra bem a importância da feira para a comunidade. Negherbon ressalta que a Texfair, assim como a Oktoberfest e outras feiras sediadas na Vila Germânica - como Fenahabit, Febratex e a outra Texfair, a Fashion (em abril) - são eventos que trazem lucro para a cidade, pois movimentam toda a economia regional.
Sem dúvida, a feira têxtil traz resultados positivos para todos, diz o presidente da Cooperativa de Taxistas de Blumenau, Édio José Amorim. "A Texfair é ótima e todos lucram com ela", ressalta. Amorim lembra que durante a feira os taxistas contam com um espaço específico para estacionamento na frente da Vila Germânica, pois a procura pelo serviço é intensa. "Este ano, projetamos um aumento de 20 a 30% no movimento, especialmente na região central da cidade", acredita.
A Texfair do Brasil é um evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex) e organizado pela Vale Feiras & Eventos.
Fonte: Assessoria (01/03/2012)