Um total de 93 atrações trouxe o encanto à Rua XV de Novembro, nesta quarta-feira, dia 4, no primeiro desfile da 34ª Oktoberfest em Blumenau. As alegorias contaram com a participação de 3.600 pessoas para consagrar mais uma vez o evento como a maior festa alemã das Américas. A novidade neste desfile se deu por conta do Bondepeia em homenagem ao Outubro Rosa com a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. Com 44 anos de trabalhos desenvolvidos na cidade, a entidade conta atualmente com 140 voluntárias.
O desfile contou ainda com a presença de diversas bandas, como a Banda Nacional Stadtkapelle, por exemplo, além da participação do programa Dança nos Bairros da Pró-Família. Atualmente a entidade é reconhecida no país pelo trabalho de promover conhecimentos e aprendizagens, além dos serviços voltados especialmente ao bem-estar de crianças, adolescentes e idosos.
Destaque especial durante o desfile para a participação do Cucawagen, o carro da Cuca de Blumenau. A atração é formada por um grupo que reforça o prato como um dos mais preciosos tesouros da gastronomia alemã. O público também não deixou de prestigiar o Wurstwagen, o Carro da Linguiça. A atração está presente no desfile desde 2006, trazendo alegria e diversão regadas a chope e lingüiças.
Aproveitando a passagem da ala gastronômica, o publico se encantou com a participação do Essenwagen, o Carro da Gastronomia. A atração ficou conhecida na cidade como o primeiro "food truck germânico" nos desfiles da festa na Rua 15 de Novembro. Destaque também para participação novamente do Jeep Clube de Blumenau, que além de entretenimento, basca atuar no atendimento às pessoas em situação de emergência no município.
Diversão
Para Leila do Socorro Rabelo Santos, de 43 anos, a festa representa uma cultura alegre e divertida. Natural de Macapá (AP), veio para Blumenau pela primeira vez especialmente para descansar, mas confessa que não vai deixar de frequentar a festa. "Conheci a festa pela televisão. Quero aproveitar bem o evento e levar essa experiência para minha cidade", diz.
Ao contrário de Leila, Rubia Esteves Maestri, 21 anos, não perde a oportunidade de participar de nenhum desfile. "Sou natural de Itajaí. Estou há um ano em Blumenau e não perco o primeiro desfile das edições da festa", diz. Questionada sobre sua preferência na festa "gosto principalmente do movimento que a Oktoberfest provoca na cidade. Eu vejo que tudo fica mais alegre", comenta.
O próximo desfile da Oktoberfest está programado para este sábado, dia 7, também na Rua XV de Novembro, no Centro, às 16h. Na quarta-feira, dia 11, o desfile volta a ser realizado novamente na principal via de comércio da cidade, às 19h30.
Fonte: Assessoria (04/10/2017)