Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

Jogos típicos são opção de lazer para foliões no Setor 1

Notícias




jogos típicos são opção de lazer para foliões no setor 1
Junto ao chope, a música e a gastronomia, os visitantes da Oktoberfest 2015 têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a herança dos imigrantes alemães através dos jogos dos clubes de caça e tiro. As atividades, promovidas na forma de brincadeira, são baseadas em práticas esportivas e de lazer originárias da cultura germânica e que até hoje fazem parte do dia a dia da região.

Em um espaço reservado no Setor 1, é possível jogar uma partida de bocha, ou mesmo testar a mira com o pássaro ao alvo (Vogelstechen) ou o tradicional tiro ao alvo (Scheibenschiessen). A brincadeira, que também está disponível em versão virtual desde o ano passado, é a mais procurada pelo público.

Além de se divertir, conforme a pontuação realizada, o folião pode ainda ganhar brindes, que vão desde uma medalha até um caneco personalizado. Foi o caso de Guilherme Cardillo, de 35 anos, que em sua primeira vez na Oktoberfest acertou a pontaria. O morador de Santos (SP) fez 45 pontos e garantiu uma medalha como lembrança, além de encher de orgulho a namorada, Roberta Tavares, de 33 anos.

O casal Aline Niedielwski, 28 anos, e Luiz Penkauf, 35 anos, de Curitiba (PR), que participam da festa já há seis edições, também se saíram bem na rodada. Eles asseguram que o segredo para o bom desempenho está relacionado à quantidade de chope consumida. Ao fim da brincadeira, o grupo de amigos aproveitou para brindar mais alguns canecos em comemoração ao resultado.

Já o Presidente dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Moacir Flohr, dá uma dica mais técnica a quem não domina a prática. "Os cinco primeiros tiros servem para testar a arma. É mirar no centro e ir corrigindo, só precisa firmar o pulso e ter precisão", ensina. Contudo, o truque do chope não é inteiramente descartado. "Eu sempre brinco que é bom tomar uns chopes antes, para regular a letra", brinca. Palavra de quem participa de competições desde 1965, apesar de o seu forte ser os jogos de bocha.

Blumenau conta hoje com 40 clubes de caça e tiro, que participam da Oktoberfest desde a sua primeira edição. Os grupos perpetuam a memória dos colonizadores alemães com muitos outros jogos, como bolão, similar ao boliche, e os jogos de cartas Doppelkopf o Skat. Além de praticam em suas associações, anualmente, representantes dos clubes se reúnem para testar suas habilidades nas Olimpíadas dos Clubes de Caça e Tiro, sempre no mês de agosto. No evento, são incluídas competições ainda mais típicas - e originais -, como as provas do melhor Serrador de Lenha, chope em metro e lingüiça em metro.

A tradição dos Clubes de Caça e Tiro
Os clubes ou sociedades de Caça e Tiro surgiram na Europa, durante a Idade Média, como medida de defesa dos feudos no caso de assaltos e agressões. Os espaços preparavam os homens no manejo de armas, desenvolviam a camaradagem e sentimentos patrióticos. Nos períodos de tranqüilidade, nestes locais eram praticados exercícios de tiro ao alvo e o melhor atirador era eleito o rei dos atiradores.

A prática do tiro ao alvo veio para Santa Catarina com os primeiros imigrantes alemães. No Vale Europeu, em 1859, apenas nove anos depois da fundação da Colônia de Blumenau, instalou-se a primeira sociedade da região, chamada "Schützenverein Blumenau".
Fonte: Assessoria (19/10/2015)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet