instituto cervantes traz a curitiba recital de flamenco sobre a cidade de granada
A literatura e a música vão se unir para homenagear a antiga cidade de Granada, na Andaluzia (Espanha), em um evento especial no Instituto Cervantes de Curitiba, no dia 28 de novembro, às 19h30. Em uma combinação perfeita protegida pelas palavras poéticas de Washington Irving, Ganivet Villaespesa Francisco Lorca e outros escritores e poetas com o calor dos sons de uma guitarra flamenca tocando tangos e alegrias, os participantes poderão visitar através do recital a antiga cidade e o Palácio Monumental da Alhambra, conhecido também como “Joia Islâmica de Granada”.
“Quantas lendas e tradições, verdadeiras e fabulosas, quantas canções e baladas, árabes e espanholas, de amor, de guerra e de bravura estão associadas a este monumento oriental!” — Washington Irving.
No espetáculo Música y Palabras, Antonia María Mora Luna, especialista em História da Educação Literária Espanhola Contemporânea e das Relações Culturais Francoespanhol, dará voz as composições dos distintos escritores e poetas espanhóis ao mesmo tempo em que Pedro Ordóñez Eslava, doutor em História e Ciências da Música pela Universidade de Granada, apresentará os mais belos sons da guitarra flamenca. “Francisco Tárrega, Nirvana, Ketama são algumas das músicas que irei interpretar, além de músicas populares espanholas e flamencas”, comentou Ordóñez. Amália Moreira “La Morita”, história em vida da dança flamenca em Curitiba, fará uma participação especial no recital.
Este projeto estreou no Colégio de Espanha de Paris (França), em comemoração ao milênio do Reino de Granada (1013-2013), estará em Curitiba e conta com o apoio da Embaixada da Espanha.
Sobre o Instituto Cervantes
É o órgão oficial criado pelo governo espanhol em 1991 para promover o ensino da língua espanhola, assim como contribuir para a difusão da cultura da Espanha e dos países hispano-americanos. Atualmente, está presente em 86 cidades de 43 países. A unidade de Curitiba, criada em 2007, oferece cursos de língua e clube de conversação, além de debates, seminários, exposições artísticas, musicais e exibição de filmes. Ela responde pelo exame de proficiência DELE dos estados do Paraná, Santa Catarina e também do Paraguai. A biblioteca do Instituto Cervantes de Curitiba é aberta à comunidade e possui o maior acervo de livros em espanhol do estado, com 12 mil títulos.
SERVIÇO
Recital: Música y palabras. Memoria poética de Granada
28 de novembro, às 19h30
Redhook e Teatro da Fábrika, Condomínio A Fábrika
Rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV (em frente à praça do Expedicionário).
Idioma: español
Gratuito
Informações: www.facebook.com/InstitutoCervantesCuritiba ou (41) 3362 7320.
Programação
“Puntos de vista”, Granada la bella (1896), Ángel Ganivet (fragmento)
Carta de 23 de mayo de 1829 a un amigo, Cartas desde la Alhambra (2009), Washington Irving
Recuerdos de la Alhambra (1896), Francisco Tárrega (fragmento por bulerías)
“Sonidos”, Impresiones y paisajes (1918), Federico García Lorca (fragmento)
Fantasía por soleá
“Romance de Abenámar y el rey Don Juan” (siglo XVI), Anónimo
Acompañamiento por tangos de Granada
“Prólogo”, Mariana Pineda. Romance popular en tres estampas (1927), Federico García Lorca
Compás por seguiriya
“Sonata triste para la luna de Granada”, El jardín extranjero (1983), Luis García Montero
Problema (1995), Ketama
Where did you sleep last night? (1994), Nirvana (fragmento)
Blues
“El divino tesoro”, El encanto de la Alhambra (1932), Francisco Villaespesa
Los cuatro muleros, canción popular por bulerías
Carta de 22 de julio de 1829 a un amigo, Cartas desde la Alhambra (2009), Washington Irving
“Granada: elegía humilde”, revista Renovación (1919), Federico García Lorca (fragmento) Granaína
“Granada”, Ocaso de Poley (1982), Vicente Núñez (adaptación) Milonga
Vídeo montagem a partir de fotografías de J. Laurent, M. A. Duparc, C. F. Fortier, M. Fortuny, F. Hogenber, J. Pedrosa, R. Garzón, Ch. Clifford, F. Salathé, F.M. Testard y J. Gyenes (Biblioteca Digital Hispánica. Biblioteca Nacional de España). Editado por Isabel Álvarez Rico.
Fonte: Assessoria (21/11/2014)