Os interessados em aprender os passos e movimentos da dança-símbolo da cultura espanhola terão uma chance durante a Festa Flamenca, que será realizada no dia 18 deste mês, a partir das 19h30, no Instituto Cervantes de Curitiba. O evento vai contar com música ao vivo, apresentação de flamenco, exposição de fotos e degustação de sangria e paella. A entrada é gratuita.
De acordo com a coordenadora do Instituto Cervantes de Curitiba, Ellar Moreira, a festa vai aproximar a cultura espanhola do curitibano: “O Instituto Cervantes foi criado para difundir a cultura da Espanha e dos países hispano-americanos e, como o flamenco é uma das principais características da Espanha, queremos que as pessoas em Curitiba conheçam e aprendam mais sobre essa cultura”. Em 2010, o Flamenco foi declarado pela Unesco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A Festa Flamenca terá música ao vivo, com guitarra e percussão. Os músicos prometem animar a todos com o ritmo associado à região da Andaluzia, na Espanha. A apresentação da dança será feita pelo Instituto Flamenco Brasileira de Arte e Cultura. Depois, os interessados vão aprender alguns gestos do flamenco numa grande aula aberta à comunidade.
A coordenadora do Instituto Flamenco, Maria Isabel Camargo, diz que o flamenco tem mais um caráter emotivo do que racional. A pessoa precisa sentir o flamenco, o seu pulsar, para que o movimento ganhe um sentido. Um dos gestos característicos são os pés bem aterrados ao solo e os braços para cima possibilitando uma sensação de liberdade. É como poder sentir o tempo presente da terra e a beleza de alcançar as estrelas”.
O evento ainda trará uma exposição de fotos autorais sobre o flamenco. O projeto é da fotógrafa curitibana Letícia Volpi, que acompanhou a preparação do espetáculo “Essência”, do Instituto Flamenco Brasileiro. São 10 fotos coloridas, de 30x45 cm. Para ela, essa arte é sinônimo de vida, de liberdade e, sobretudo, de profunda identificação. “Se é verdade que a fotografia rouba a alma, o que se pretende com essas imagens é mostrar a alma do Flamenco. Ela que está em todos os tipos de corpos, ultrapassou as fronteiras da sua cultura-mãe e tornou-se atemporal”, diz.
E uma festa que busca todos os elementos culturais da Espanha não podia deixar de fora os pratos típicos. Haverá degustação de sangria, bebida elaborada à base de frutas e vinho, e paella, elaborada pelo restaurante Pata Negra.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no www.facebook.com/InstitutoCervantesCuritiba. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3362 7320.
Sobre o Instituto Cervantes
É um órgão oficial criado pelo governo espanhol em 1991 para promover o ensino da língua espanhola, assim como contribuir para a difusão da cultura da Espanha e dos países hispano-americanos. Atualmente, está presente em 86 cidades de 43 países. A unidade de Curitiba, criada em 2007, oferece cursos de língua e clube de conversação, além de debates, seminários, exposições artísticas, musicais e exibição de filmes. Ela responde pelo exame de proficiência DELE dos estados do Paraná, Santa Catarina e também do Paraguai. A biblioteca do Instituto Cervantes de Curitiba é aberta à comunidade e possui o maior acervo de livros em espanhol do estado, com 12 mil títulos.
SERVIÇO
Festa Flamenca com aula aberta
Dia 18 de julho (quinta-feira), a partir das 19h30.
Instituto Cervantes de Curitiba.
Rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da XV (Condomínio A Fabrika).
Informações: www.curitiba.cervantes.es.
Inscrições pelo: www.facebook.com/InstitutoCervantesCuritiba.
A entrada é gratuita.
Fonte: Assessoria (15/07/2013)