O início do Maresia Girls International foi oficialmente adiado para as 8 horas da terça-feira na terceira chamada do primeiro dia da etapa nível 6 do ASP Women´s Star, as 12 horas na Praia Mole. Esta é a penúltima etapa da corrida pelas seis vagas para a divisão de elite do Circuito Mundial Feminino, sendo decisivo para várias surfistas. As 44 inscritas, de doze países, compareceram na segunda-feira na Praia Mole, pois todas foram escaladas na primeira fase da competição, que tem prazo até quinta-feira para ser encerrada em Santa Catarina. Com o adiamento, ganharam um dia extra para treinar em Floripa.
A segunda-feira amanheceu com a maré muito seca na Praia Mole. Foi então anunciada uma segunda chamada às 10 horas. As condições não melhoraram, entrou a chuva com raios e trovões e às 12 horas foi confirmado o adiamento do início do Maresia Girls International para as 8 horas da terça-feira.
“Nós temos como fazer o evento todo em dois ou três dias, então queremos tentar realizar as baterias na melhor condição de mar possível”, destacou o diretor de prova, Bira Schauffert. ”Hoje estamos com esse vento forte do quadrante norte, talvez amanhã (terça-feira) com ele mudando mais pra terral as ondas vão melhorar a formação para a gente começar o evento”.
Bira também ressaltou a importância do Maresia Girls International nessa reta final da temporada para as meninas. “Muitas atletas que estão aqui nem foram para a Bahia, vieram só para disputar essa etapa 6 estrelas. É a penúltima do circuito, muitos pontos em jogo e isso requer muita atenção da nossa parte, então vamos procurar fazer com que elas possam mostrar todo seu talento em boas ondas”.
O campeonato vale pontuação máxima de 3.000 pontos e é decisivo principalmente para a surfista de Florianópolis, Jacqueline Silva, que está na porta de entrada da zona de classificação para o ASP Tour. A catarinense foi uma das que entraram no mar para testar as condições do mar na segunda-feira e aprovou a decisão da comissão técnica em adiar o início do evento no primeiro dia.
“Acredito que sim, pois temos quatro dias de evento e se as previsões indicam melhores condições nos próximos dias, então é melhor esperar mesmo”, afirmou Jacqueline Silva, única bicampeã mundial da história do WQS. “Realmente o mar só foi piorando e foi bom que ganhamos mais um dia de treino. A gente estava lá em Salvador, viajamos ontem (domingo) o dia todo, só deu pra treinar hoje, então ótimo para nós e agora é preparar o pé pra amanhã, porque deve começar com certeza”.
A florianopolitana da Barra da Lagoa também comentou sobre o caráter decisivo da etapa que estréia no calendário mundial da ASP nesta semana. “Estou querendo fazer um bom resultado aqui para ficar entre as cinco primeiras do ranking e ir para o Havaí um pouco mais tranqüila. Como a Praia Mole é um lugar que treino sempre, conheço bastante a onda e quero aproveitar isso, embora as meninas também estão surfando muito bem, o nível técnico é altíssimo, mas vou dar meu máximo aqui, podem esperar”.
A vice-campeã mundial Silvana Lima foi outra que treinou durante a segunda-feira na Praia Mole e é a cabeça-de-chave número 1 do Maresia Girls International. A cearense já está com sua permanência garantida na elite para o ano que vem e analisou as condições do mar, concordando com o adiamento.
“A condição está bem difícil, a onda um pouco balançada, sem formação e acho que não dava mesmo pra iniciar a competição, até porque é só feminino e a gente tem bastante tempo pra fazer o evento nos próximos dias”, falou Silvana Lima. “Fiquei vendo as meninas surfar também, ninguém conseguiu fazer nada demais, só uma ou duas manobras por onda e isso é bem complicado. Acho que acertaram”.
Homologado pela ASP South America, o Maresia Girls International 2010 tem o patrocínio da marca de surfe genuinamente brasileira Maresia e é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Salva Surf Brasil, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole. Os apoiadores são Praia Mole Eco Village, Jamaica Surf Shop, Tent Beach, Aloha Surf Shop, Overboard, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Sumatra, Bahamas Surf Shop, Bali, New Look Surfwear, Fissura Moda Surfwear e Mabuya. A divulgação é das revistas Fluir, Surfar e Solto, do portal Waves, do Jornal Drop e do canal de TV Woohoo, com o evento sendo transmitido ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br
PRIMEIRA FASE DO MARESIA GIRLS INTERNATIONAL:
1.a: Nikita Robb (AFR), Claudia Gonçalves (BRA), Barbara Segatto (BRA), Johanne Defay (FRA)
2.a: Laura Enever (AUS), Tarryn Chudleigh (AFR), Taís de Almeida (BRA)
3.a: Sage Erickson (EUA), Pauline Ado (fRA), Luana Coutinho (BRA), Susã Leal (BRA)
4.a: Silvana Lima (BRA), Valeria Sole (PER), Mizuki Hagiwara (JAP), Marina Rezende (BRA)
5.a: Claire Bevilacqua (AUS), Amadine Sanchez (FRA), Gabriela Leite (BRA), Anne Cecile Tallec (FRA)
6.a: Alana Blanchard (HAV), Bethany Hamilton (HAV), Chantalla Furnaletto (BRA)
7.a: Jacqueline Silva (BRA), Justine Dupont (FRA), Juliana Quint (BRA), Marina Werneck (BRA)
8.a: Paige Hareb (NZL), Sayuri Hashimoto (JAP), Anali Gomez (PER), Aloha Maciel (BRA)
9.a: Coco Ho (HAV), Freya Prumm (AUS), Lakey Peterson (EDUA), Danielle Ohayon (JAM)
10: Nicola Atherton (AUS), Cannelle Bulard (REU), Monik Santos (BRA)
11: Courtney Conlogue (EUA), Ornella Pellizzari (ARG), Camila Cassia (BRA), Natali Paola (BRA)
12: Bruna Schmitz (BRA), Suelen Naraisa (BRA), Diana Cristina (BRA)
Fonte: Assessoria de Imprensa (20/09/2010)