Em 2012, a grande discussão do setor supermercadista brasileiro foi o uso das sacolas plásticas X o meio ambiente. Em Florianópolis, a Rede Hippo já nasceu voltada às questões de preservação. Mantém caixas para reaproveitamento aos clientes desde sempre, oferece uma linha de sacolas e carrinhos retornáveis e acaba de receber certificado da Associação Comercial de Florianópolis (Acif), por ser o estabelecimento que mais arrecadou óleo de cozinha usado, ajudando a Capital catarinense a conquistar seu lugar no Guinness Book.
Durante um mês, o projeto ReÓleo da Acif mobilizou comércio, indústria, escolas, famílias, empresas e imprensa. Tudo para fazer com que Florianópolis conquistasse o título da cidade que mais arrecadou óleo de cozinha usado. Todos fizeram sua parte, reciclando mais de 18 mil litros do dejeto. A Rede Hippo, com duas lojas na cidade, foi a entidade que mais ajudou na conquista, sendo responsável por mais de 630 litros do óleo arrecadado. É importante lembrar que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar outro milhão de litros d’água de rios e mares.
No caso do Hippo, os cuidados com o meio ambiente são realidade desde sua fundação em 1997. A primeira loja abriu as portas já oferecendo caixas de papelão que vinham do estoque, como alternativa às sacolas plásticas. É também o primeiro supermercado de Santa Catarina a oferecer sacolas retornáveis, que viraram sensação entre os clientes devido às estampas, sempre renovadas. A rede ainda conta com um caixa exclusivo aos cliente que desejam não usar as tradicionais sacolas plásticas.
Também disponível nas lojas, as caixas retornáveis com design e marca do Hippo também estão ganhando adeptos. Além de ecologicamente corretas, pois são feitas de papelão reciclado e destinadas ao uso contínuo, garantem o transporte seguro das mercadorias. Testes de durabilidade mostraram que a caixa pode suportar até 100 ciclos (sobe/desce) com carga de 29kg.
“Outra preocupação que sempre temos é em não cobrar do nosso cliente que ele adote apenas uma de nossas ações. Por isso diversificamos as opções. Lançamos em 2012 uma charmosa linha de carrinhos de compra, feitos de tecido, que o cliente adquire, sem margem de lucro ao Hippo, e pode usar sempre que for às compras”, destaca Tatiane Pereira, assessora de marketing da rede.
A Rede Hippo também se destaca por oferecer opções gourmets, com Buffet diário e uma padaria exclusiva. Toda uma produção que gera resíduos orgânicos e que servem para incentivar ainda mais a preservação do verde da cidade. “Todo nosso lixo orgânico é diretamente encaminhado a um projeto da Universidade Federal de Santa Catarina, que leva os dejetos à uma fazenda e os transforma em adubo. Em seguida, recebemos este adubo e fazemos uma ação de fidelização com o cliente em troca de passagens de sacola retornável no caixa”, explica Tatiane.
Fonte: Assessoria (07/03/2013)