Itajaí - O público veio, viu, gostou e comprou no último fim de semana da Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato e 1ª Mostra do Artesão Itajaiense, que encerrou neste domingo, dia 5, no Centreventos do Parque da Marejada. O fato de boa parte dos trabalhadores já estarem com o salário no bolso ajudou a incrementar as vendas. Além disso, muitas pessoas deixaram para fazer as compras nos últimos dias, para aproveitar os descontos de final de feira. A organização calcula que somente no sábado e domingo cerca de 10 mil pessoas estiveram na Mãos da Terra. No total, um público de 37 mil pessoas – entre pagantes e não pagantes - visitou a feira.
A maioria dos expositores considerou positiva as vendas. “Melhorou bastante no último fim de semana”, afirma o peruano, Americo Torres, que junto com a esposa Ruth participa de feiras de artesanato por todo o Brasil. Ele observa que a população de Itajaí ainda não está acostumada com este tipo de evento.
Sobre uma segunda edição da feira em 2011, o diretor de Operações da M&K, Marcus Romera, disse que será feito um balanço dos números – público e volume de negócios gerados. “A partir daí, vamos conversar com os expositores, com a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural de Itajaí, que foram nossas parceiras nos eventos, para uma avaliação detalhada”, explica Romera. Só depois será anunciada a realização do evento em 2011.
Todavia, o diretor adianta que o resultado da Mãos da Terra e Mostra do Artesão Itajaiense foi bom. “Ficou dentro da nossa expectativa”. Ele destacou ainda que o público de Itajaí e região nunca haviam visto um evento com essa diversidade cultural. Já o artesão itajaiense, acrescenta Romera, “nunca havia exposto o seu produto em um espaço tão internacionalizado como este”, finalizou Romera.
Fonte: Assessoria de Imprensa (06/12/2010)