A alegria tomou conta da Ilha da Magia. Foram três dias de axé e descontração na micareta tida como “a mais bonita do Brasil”. O Folianópolis 2010, promovido pelo Grupo All Entretenimento, dos sócios Doreni Caramori Junior, Eduardo Gutierrez, Pedro Freiras, André Sada e Edo Krause, reuniu 32mil pessoas nos três dias de evento. Foi a primeira vez que os maiores nomes da música baiana passaram pelo evento em uma só edição. Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Tomate, Eva e Batom na Cueca, se revezaram nas noites de 12, 13 e 14 de novembro, atraindo 10 mil pessoas para a Passarela de Samba Nego Quirido na sexta-feira, 10 mil no sábado e 12 mil pessoas no dia do encerramento, domingo.
As atrações do evento foram um espetáculo à parte. Os quatro top artistas de axé do Brasil - Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete Sangalo e Eva, os maiores cachês do ritmo baiano, levaram o público à loucura, sacudindo sem parar a Passarela do Samba Nego Quirido, no centro da cidade, que possui uma vista privilegiada para o cartão postal oficial da cidade, a Ponte Hercílio Luz.
Os camarotes de grupo, o Camarote Balada Nova Schin e o Camarote Contigo! deram um brilho especial ao evento. Esta foi a edição do Folianopolis que contou com o maior número de convidados no chão, atrás dos trios elétricos. Já nos camarotes lotados os VIPs e celebridades desfilaram simpatia, beleza e muita disposição. Lívia Lemos, Rafinha do Programa do Gugu, Marco Antônio Gimenez, Daniel Erthal, Gabriel O Pensador, Dani Bananinha, Minotauro, Tânio Barreto, Branca (do nado sincronizado), Fábio Molejo, Maryeva Oliveira, Taís – ex- BBB e Francinne (miss Espírito Santo) foram algumas das celebridades que circularam no evento.
Cada artista uma história
As apresentações perfeitas dos cantores sob os trios elétricos complementaram todas as ações e o empenho da organização que não poupou esforços em oferecer infra-estrutura digna de um evento de grande porte: praça de alimentação, bares, instrumentos de segurança e primeiros socorros, além de um vasto número de banheiros espalhados pelo espaço.
Quando Bell Marque tocou os primeiros acordes de sua guitarra na noite de 12 de novembro estava aberta oficialmente a maior micareta que a Ilha já viu. Frenéticos os foliões começaram a maratona que só terminaria dois dias depois. Os chicleteiros se esbaldaram com os maiores sucessos da mais tradicional banda de axé do Brasil. Na seqüência, a noite de abertura contou com toda a energia e carisma da banda Batom na Cueca, uma veterana na Ilha pois os paulistas sob o comando de Mamê participaram de todas as edições do evento.
No sábado Saulo declarou mais uma vez seu amor por Florianópolis e abriu o agito. Durante sua apresentação veio a boa notícia, a vitoria do Bahia que assegurou ao time catarinense Figueirense o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Depois da sua passagem sempre muito prestigiada pelo circuito, assim como fez em 2009 Saulo não quis saber de ir embora. O baiano desceu dos trios e seguiu direto para o camarote onde prestigiou a apresentação da segunda atração da noite, o Asa de Águia. Como previsto Durval fez uma passagem inesquecível pelo circuito do Folianopolis colocando para danças por mais de três horas os micareteiros de todo o Brasil que, muito irreverentes, vieram à Florianópolis demonstrar toda a paixão pelo Asa.
Fechando com chave de ouro Ivete Sangalo abriu a noite de encerramento do maior Folianopolis de todos os temos. Maravilhosa em um mini vestido tubinho dourado, a baiana esbanjou boa forma. “Amo retornar a Floripa. O povo catarinense é cativante e fico pra lá de feliz quando sei que venho pra esse estado”, disse a musa baiana no evento. Para delírio dos foliões catarinenses Ivete chamou para cantar no Demolidor 3 a cantora da Ilha Diana Dias, que caiu nas graças de Ivete e já foi convocada para se apresentar com a baiana na maratona do carnaval de Salvador. Para fechar a micareta que está em plena ascensão entre as mais concorridas do Brasil, Tomate arrastou a multidão esbanjando interatividade.
Folianopolis 2011
Ainda durante a badalação do sucesso da edição 2010 os sócios do Grupo All, que promove o Folianopolis há cinco anos da Ilha, já lançaram o Folianopolis 2011. Uma promoção relâmpago já dispõe abadas à venda em um lote apelidado de “No escurinho”. Ao valor de R$ 170,00, os foliões já podem assegurar um lugar na folia da Ilha ano que vem mesmo sem saber as atrações e nem os dias de evento em 2011.
Mais que folia, bons negócios
O carnaval fora de época de Santa Catarina acontece há cinco anos em Florianópolis atraindo turistas de todo o Brasil. Nesta edição de 2010, por exemplo, foram 27 estados da federação brasileira representados no evento. Mais do que três dias de festa, o carnaval fora de época, mobiliza um novo perfil de turistas que vêem primeiramente motivados pelo ritmo das percussões das bandas baianas e depois viram turistas fiéis que voltam ao Estado atraídos por suas belezas e hospitalidade. “O Folianópolis é uma carta de apresentação da cidade. Quem vem curtir o evento sempre acaba voltando em outras épocas para aproveitar as belezas do litoral, passar a virada de ano ou ainda festejar o carnaval”, explica Doreni Caramori Junior, sócio do evento e presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A promoção deste mega evento que é o segundo maior no segmento de lazer privado de Santa Catarina chegou a sua quinta edição movimentando a capital catarinense. Os três dias de evento também mobilizam dois mil postos de trabalho na cidade entre empregos diretos e indiretos e consolida-se como uma válvula de escape para a sazonalidade, um dos principais problemas que acometem o turismo do litoral catarinense. “Nossa micareta catarinense recebe foliões do Brasil inteiro e inclui nosso estado na rota do carnaval fora de época que movimenta a economia de muitas cidades do País”, esclarece Doreni.
Fonte: Assessoria de Imprensa (16/11/2010)