A terceira edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne os melhores do ramo em Blumenau, este ano será realizada de 17 a 19 de novembro, no Parque Vila Germânica. A inscrição das marcas deve ser feita no período de 1º de julho a 1º de agosto, no site oficial do evento – www.festivaldacerveja.com. O festival é uma promoção do Parque Vila Germânica, Prefeitura de Blumenau e Empório Vila Germânica.
O evento coloca 50 stands à disposição das cervejarias e/ou empresas do ramo e 20 stands para os cervejeiros caseiros. Haverá cinco espaços gastronômicos, que serão ocupados por quatro empresas de Blumenau e duas de São Paulo. As paulistas são a Melograno e Frangó.
O Parque Vila Germânica já está fazendo a divulgação do festival no país. Esta semana, do dia 23 ao dia 25, por exemplo, promove o evento durante o 6º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, que ocorre na Capital do Estado. No período de 05 a 07 de julho, participa da Brasil Braun, no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo, que reúne cervejarias e demais empresas do ramo.
Palestrantes
Até o momento, cinco nomes importantes do mercado cervejeiro do país estão confirmados no festival:
Paulo Schiavetto - Engenheiro de Produção pela USP e mestre-cervejeiro, formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica. Consultor técnico na área cervejeira (engenharia, projeto e soluções em qualidade, produtividade e desenvolvimento de produtos), nas cervejarias de grande porte, microcervejarias e homebrewers. No exterior, trabalho como consultor assistente de CARA Technology, empresa inglesa de tecnologia na área de processos cervejeiros.
Marcelo Carneiro da Rocha - proprietário da Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto.
Cilene Saorin - É mestra cervejeira com graduação na Espanha, pela Universidad Politécnica de Madrid - Escuela Superior de Cerveza y Malta e sommelier de cervejas com graduação na Alemanha pela Doemens Akademie. Com mais de 16 anos de experiência profissional, atua em consultoria como mestra cervejeira e como sommelier de cervejas.
Ronaldo Morado - Autor do livro LAROUSSE DA CERVEJA, tornou-se cervejólogo a partir da experiência internacional como executivo empresarial. Atualmente presta consultorias na área além de escrever artigos sobre o tema para diversos veículos de comunicação.
Werner Emmel - profissional formado em Weihenstephan, na Alemanha, e proprietário da WE Consultoria. Atualmente dá suporte para cervejeiros artesanais.
Fonte: Assessoria de Imprensa (21/06/2011)