O 3º Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, que encerra neste sábado, 19, consolida-se como evento importante do mercado de eventos do país. O festival é uma ótima oportunidade para os produtores divulgarem os seus produtos. É uma vitrine e proporciona o contato direto das empresas com os consumidores. Este ano, o evento conta com a participação de 34 cervejarias, 28 cervejeiros caseiros, cinco importadoras e cinco empresas de insumos e souvenires.
Participando pela segunda vez do festival, a Oicle Beer, de Florianópolis (SC), faz questão de voltar no próximo ano. O produtor Élcio Martins avalia o evento como muito importante para a divulgação da marca, que está no mercado há cerca de três anos. Este ano, a Oicle apresenta quatro tipos de cervejas no festival. Élcio conta que começou como um hobby e ainda hoje ele se dedica à fabricação de cervejas pelo prazer de ver o produto final.
Renato Marquetti Jr., da Sauber Beer, de Mogi Mirim (SP) também começou a fabricação de cervejas como uma atividade de lazer e já está a três anos no mercado. Para ele, o Festival Brasileiro da Cerveja também é uma grande oportunidade de apresentar os seus produtos. Em Blumenau, este ano ele apresenta 16 tipos da bebida, com destaque para a cerveja a base de abóbora que tem despertado muito a curiosidade dos visitantes do festival.
Corpo a corpo
Estar presente no festival blumenauense é muito interessante e muito positivo na avaliação de André Junqueira, da Morada Beer, de Curitiba (PR). "O contato direto com o público apreciador de cerveja é uma grande oportunidade para os produtores. Assim divulgamos a nossa produção e temos a oportunidade de mostrar e explicar todo o processo de fabricação diretamente para o público", comenta.
No ano passado, André esteve no festival como cervejeiro caseiro e este ano já participa como empresa artesanal com produção regular e em parceria com a Madeiro, uma rede de restaurantes da capital paranaense. No festival, a Morada apresenta seis tipos de cervejas, um Gim de malte destilado e hidromel a base de amoras.
Internacional
O festival, na avaliação do presidente da Vila Germânica Norberto Mette, um dos organizadores, é altamente positiva. "Todos os expositores estão muito satisfeitos com o evento, todos têm tido boa venda e a oportunidade de divulgar os seus produtos". Ele ressalta que o festival está em franco processo de crescimento no país e, a partir do próximo ano, vai se transformar em festival internacional, abrindo espaço também para a produção latino-americana.
O evento já tem a marca internacional, lembra Norberto Mette, visto a participação de renomados nomes do mercado cervejeiro de vários países e também pela presença das empresas importadoras, que apresentam variedade da bebida de vários cantos do mundo.
Muitos pontos estão sendo avaliados este ano para que o festival seja ainda melhor na próxima edição. Norberto informa que em 2012 o evento deverá contar com uma praça de alimentação e haverá reformulação quanto às atrações musicais. "Vamos avaliar a questão musical, pois a grande estrela da festa é a cerveja", reforça.
Fonte: Assessoria (20/11/2011)