Falta pouco mais de um mês para a chegada dos melhores pilotos do jet ski em ondas do planeta à Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina. Eles se reúnem entre 21 e 23 de outubro, na região norte da praia, para a decisão do 13º Campeonato Mundial de Freeride. A segunda etapa da competição foi encerrada esta semana nos Estados Unidos.
Este é o terceiro ano consecutivo que Balneário Piçarras recebe o circuito mundial da modalidade . Participam desta edição pilotos dos Estados Unidos, Itália, França, Japão, África do Sul, Reino Unido e Brasil. Entre os brasileiros, destaque para Bruno Jacob, nono colocado na etapa de Pacific Beach e Tiago Geitens, quinto colocado no ranking. O prata da casa Alexander Lenzi mais uma vez deve entrar na disputa pelas primeiras posições da etapa brasileira.
Depois da segunda etapa do circuito, encerrada dia 11 em Pacific Beach, o francês Pierre Maixant, tetra campeão em 2010 , assumiu a liderança do campeonato. Ele é um dos favoritos ao título da categoria profissional. Mas o ranking da Federação Internacional de Freeride não lhe dá margem para erros. O norte americano Ross Champion, o alemão Marc Sickerling, o francês Max Baroero, e o brasileiro Tiago Geitens, seguem firme na disputa.
O freeride surgiu quando pilotos e surfistas resolveram encarar as ondas em manobras radicais nunca antes realizadas em competições de estilo livre. Para somar a maior pontuação, eles precisam "surfar" as ondas e se arriscar em manobras radicais . Além do Brasil, França e Estados Unidos são os percussores do esporte no mundo e também sediam etapas do campeonato.
O Jet Waves Brasil 2011 é uma realização da Federação Internacional de Freeride e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Balneário Piçarras. A programação completa do evento deve ser divulgada nas próximas semanas. O tradicional show noturno de manobras no Rio Piçarras é uma das atrações confirmadas na programação.
Fonte: Assessoria de Imprensa (15/09/2011)