Feira de artesanato foi inspiração
Através de feiras como a FACIG (Feira do Artesanato Comércio e Indústria de Gaspar), realizada nos anos de 1986 e 1987, e a Chuchopfest, realizada apenas no ano de 1992, Gaspar tentou apresentar o potencial econômico da cidade. Porém, nenhuma apresentou os resultados que a Expo possibilitou.
No ano de 2001, durante o Seminário de Avaliação do Festival de Inverno, realizado no mês de agosto, um grupo de empresários representantes das entidades Acig, Ampe e CDL, lançaram a idéia de realizar uma feira que fosse capaz de apresentar a comunidade todo potencial da cidade e região.
A sugestão recebeu apoio da administração municipal da época e a idéia foi tornando-se realidade. Ainda no ano de 2001 foram realizadas visitas técnicas a outras feiras da região, sendo feitas reuniões para programação da I ExpoGaspar.
Em 2002, com o forte propósito de realizar a Expo, a Ampe e a Acig de Gaspar uniram forças com o Poder Público. Em 11 de julho de 2002 foram abertos os pavilhões da I ExpoGaspar. A partir daí, a Feira se renovou e funciona como mola propulsora do movimento econômico de toda a região do Vale, pois em julho "todos os setores se encontram aqui".
Fonte: Assessoria de Imprensa (11/07/2009)