A Expresso Choperia está lançando o chope Expresso, que será vendido exclusivamente nas casas de Blumenau, Balneário Camboriu e Joinville.Em Blumenau, o lançamento será na terça-feira, dia 4, e em Balneário Camboriu, na quinta, dia 6, em happy hour reunindo imprensa, autoridades e clientes convidados.
O chope Expresso será fabricado pela cervejaria Eisenbahn, de Blumenau, e foi desenvolvido pelo mestre cervejeiro Gerhard Beutling. A produção inicial será de nove mil litros por mês. Conforme o proprietário da Expresso Choperia, Tomé Emanoel de Souza, o novo chope é mais leve e com menor teor alcoólico.
A receita, especial para a Expresso, remete a um chope pilsen, fabricado com malte, água, lúpulo e fermento. No entanto, o teor alcoólico é menor que os outros chopes da Eisenbahn: 4,2%, contra 4,8, normalmente.
O chope pilsen foi desenvolvido para agradar todos os paladares, já que é o tipo de chope mais conhecido no Brasil e mais consumido no mundo.
É um chope claro puríssimo do tipo Lager, de baixa fermentação e suavemente amargo. De coloração dourada, o chope Expresso traz em cada copo o verdadeiro sabor dos chopes de puro malte. Suas principais características são a pureza, transparência e sabor, que não tem comparação entre os pilsen nacionais, lembrando muito os importados alemães.
O chope pilsen do tipo Lager é historicamente mais recente que as Ales, tendo sido difundida a partir de seu berço, a cidade de Pilsen na República Tcheca. Para sua fermentação são utilizadas leveduras que resultam no processo chamado de baixa fermentação, ou fermentação a frio.
Fonte: Sabino Comunicação (02/12/2007)