Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

Esquenta de Carnaval vai agitar Blumenau no dia 15 de fevereiro

Notícias




esquenta de carnaval vai agitar blumenau no dia 15 de fevereiro
Carnaval é festa, é folia. É o momento em que, durante quatro dias, as pessoas se preocupam em celebrar a vida. É uma festa livre, para perder a compostura sem medo de ser feliz de verdade. Também é uma festa para a família toda, em que adultos e crianças se unem na diversão. Bailes, matinês, festas de rua e muita alegria fazem parte desse costume tão brasileiro, que tem tudo a ver com o povo de Blumenau, famoso pelas boas festas.

Por isso, uma parceria público-privada entre a Expresso Blumenau, o Madrugadão Lanches, o Obs Bar, o Riska Faca, a Rivage, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica vai realizar o maior Esquenta de Carnaval dos últimos anos, em Blumenau. A diversão já tem data e hora certa. Será no dia 15 de fevereiro, a partir das 21 horas, no Parque Vila Germânica, com entrada gratuita.

Um dia de folia, com um trio elétrico que vai agitar a Rua Alberto Stein e levar a galera pra dentro da Vila Germânica. Pra aproveitar só é preciso alegria e muita disposição, porque essa festa promete. O agito começa em frente ao Setor 3. Em desfile, o trio elétrico levará os foliões para dentro do Setor 1, onde a festa continua até as 3 horas. A Banda Kauana comandará a animação dos festeiros e promete uma seleção que não vai deixar ninguém parado.

As cinco casas de entretenimento e gastronomia comercializarão o Abadá para os foliões que preferem ter uma festa mais VIP. O 1º lote está sendo vendido por R$ 30 e dá o direito de desfilar bem próximo do trio elétrico e dentro do Setor 1 ocupar uma área reservada.

A História

A tradição das festas em Blumenau não se resume à famosa Oktoberfest. No séc. XIX o carnaval era bastante popular na região. As sociedades faziam bailes de carnaval familiares à tarde e à noite, tudo bem no estilo alemão, sendo uma festa contida e familiar.

Existia até um grupo carnavalesco chamado “Filhos do Inferno”, que fazia desfiles com carros alegóricos temáticos. O carnaval era uma época de críticas, em forma de sátiras e brincadeiras. Havia a publicação do jornal especial “Die Schnauze”, todo escrito em alemão, que publicava críticas que eram toleradas porque, afinal, era carnaval.

Nas Décadas de 20 e de 30, quem tinha carro, enfeitava-o com flores e desfilava seu poder aquisitivo na Rua XV. O costume da época era que, terminado o Natal, grupos de jovens se juntavam, escreviam músicas e faziam fantasias. Eram organizados blocos, que se apresentavam durante os bailes nas Sociedades.

Numa época em que o rádio ainda não era tão popular, o carnaval era a melhor época para lançar músicas. Elas vinham também do Rio de Janeiro, e por aqui até as marchinhas eram muito conhecidas.

Depois da 2ª guerra, esta festa mudou em Blumenau. O carnaval de rua deu lugar aos bailes, em salões e sociedades de Blumenau, como o Ipiranga, o Clube Náutico América, o Teatro Carlos Gomes e o Guarani. Bailes de máscaras e bailes a fantasia faziam a festa dos blumenauenses, e desde essa época já havia blocos de homens vestidos de mulher.

Após a época dourada dos bailes, as famílias da cidade começaram a passar mais tempo na praia e assim o costume do carnaval em Blumenau foi desaparecendo. Nas décadas seguintes houve alguns anos de carnaval de rua, e até uma escola de samba de Navegantes foi convidada a participar.

Nessa época (anos 90 e 2000), também existia o Bloco Movidos a Álcool (Moval) da AABB, (Associação Amigos do Banco do Brasil), que reunia aproximadamente 100 homens animados, que se fantasiavam de mulher para espalhar alegria e fazer a folia em toda a cidade. O bloco foi criado por funcionários do Banco do Brasil e depois aberto a todos os homens que tivessem coragem de se vestir de mulher.

A parceria

Nos últimos anos outras festas vêm ganhando cada vez mais espaço em Blumenau. O Magia de Natal, o Festival Gastronômico, o SC Gourmet, o Festival Nacional da Cerveja, Sommerfest e a Festitália são algunas exemplos de parcerias público-privada que estão dando certo. A cidade está aberta a todas as culturas, o que pode significar uma oportunidade de crescimento e de novas possibilidades. Por isso, esta é a época certa para resgatar o Carnaval em Blumenau.

O Esquenta de Carnaval em Blumenau é um projeto que uniu quem mais entende de diversão em Blumenau pra trazer esta festa à cidade. A Expresso Blumenau, o Madrugadão Lanches, o Obs Bar, o Riska Faca, a Rivage, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica estão juntos e prometem uma festa inesquecível.
Fonte: Assessoria (14/02/2012)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet