POMERODE (SC) – Machado, serra e tulipa de cristal são instrumentos esportivos na Festa Pomerana. Nas competições trazidas pelos colonizadores e mantidas até hoje na cidade mais alemã do Brasil, as provas são diversão garantida para quem compete ou apenas observa. Público e moradores podem dar uma de atleta diferenciado e participar, por exemplo, da dupla de serradores cuja meta é serrar um enorme tronco em menos tempo. Ou usar o machado, na prova individual, para cortar a lenha antes dos adversários. Quem preferir, pode encarar a lagoa e ver se consegue se manter de pé sobre a embarcação, apesar dos empurrões do outro competidor. Também pode tomar um metro de chope no menor tempo possível.
Para todos os dias do evento, de 15 a 24 de janeiro, a organização da 27ª Festa Pomerana programou competições esportivas, tal qual os imigrantes alemães faziam, quando chegaram para colonizar a região do Vale do Itajaí. “As provas valem tanto para moradores, quanto para turista. Basta ter interesse em participar e se inscrever meia hora antes das disputas, no local das provas”, esclarece o secretário de Turismo de Pomerode, Cláudio Krueger.
Os vencedores das provas diárias passam à final que será realizada no domingo, dia 24 de janeiro. Os campeões do chope em metro e da prova do lenhador levam R$ 100 mais troféu. O primeiro colocado das competições de Serrador e Fisgar o Pescador ganham R$ 120 e troféu.
Fonte: Assessoria de Imprensa (15/01/2010)