Blumenauenses e turistas foram neste domingo de manhã à Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, para assistir ao último desfile da Oktoberfest, mas, mesmo sem chuva, foram surpreendidos pela notícia de que o evento havia sido cancelado. Integrantes do desfile também só foram informados quando já estavam na concentração. Houve protestos e turistas decepcionados.
Enquanto isso, na Praça Doutor Blumenau, desabrigados pela tragédia de novembro protestavam por agilidade na construção de casas, prometida pelo governo municipal. Carregando faixas e bandeiras, os manifestantes chegaram ao local às 9h, uma hora antes do horário previsto para começar o desfile. Houve reforço de segurança no local. Desde sábado, véspera do desfile, a prefeitura sabia da possibilidade do protesto.
O cancelamento provocou reação do público que havia ido assistir ao desfile. Um cordão humano foi formado na esquina das ruas XV de Novembro e Nereu Ramos por homens e mulheres que aguardavam pelo espetáculo, impedindo o trânsito. Ao bloquear a passagem dos veículos, o grupo protestava pedindo que o desfile começasse.
— Se o desfile não passa, ninguém passa também — diziam as pessoas que queriam o desfile, indignadas com a decisão.
Duas viaturas da Polícia Militar, uma delas do Pelotão de Policiamento Tático (PPT), tentaram liberar a passagem. Os policiais conversaram com os blumenauenses e turistas, que só voltaram para a calçada às 11h30min, quando os brinquedos da Planetapéia entraram na Rua XV de Novembro sob aplausos. Dez minutos depois, o público começou a se dispersar.
O diretor do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, afirma que o desfile foi suspenso por causa do mau tempo. Segundo ele, a decisão foi tomada às 8h, em conjunto com o prefeito João Paulo Kleinübing, diante da previsão de chuva. Mette nega que o cancelamento tenha relação com o protesto dos desabrigados:
— Eu nem sabia que ia ter protesto. Mesmo porque, se soubesse, não me preocuparia. Vejo o grito dos excluídos há quatro anos e a comissão de organização do desfile está preparada para contornar. Foi só em função do tempo. Choveu a noite inteira, às 8h ainda estava chuviscando e a previsão não indicava melhora. Sempre é uma decisão complicada.
Fonte: (18/10/2009)