A ampliação do mercado para as cervejas gourmet parece que veio mesmo para ficar. Além de ganharem espaço nas prateleiras dos melhores supermercados e empórios, os rótulos de cervejas importadas – além das brasileiras artesanais que conquistam cada vez mais consumidores – também já ganham destaque em cardápios de restaurantes e bistrôs atentos ao bom gosto de sua clientela. O Joy Joy Bistrot, no Centro Histórico de São José (SC), dispõe de uma imponente carta de cervejas gourmet, contemplando desde rótulos já conhecidos pelos brasileiros até verdadeiras preciosidades de outros países. Uma variedade de marcas que possibilitam novas opções de harmonização com a gastronomia da casa – baseada nas culinárias francesa e espanhola, com toques regionais.
A carta, por si só, já é um atrativo a parte; didática, traz detalhes sobre cada cerveja disponível, descrevendo as especificidades da coloração, texturas e diferentes sabores. O Joy Joy Bistrot dispõe de cervejas de três países: Brasil, Bélgica e Holanda. Entre as brasileiras, estão: Therezópolis Gold, de Teresópolis (RJ), com cor dourada e espuma rápida, levemente perfumada; e a Perigosa Imperial, de Curitiba (PR), cerveja com receita baseada no estilo norte-americano Imperial IPA, de cor âmbar escuro/avermelhada levemente turva e textura licorosa e rascante.
Entre as opções da Bélgica estão desde a já bastante conhecida pelos brasileiros Stella Artois, cerveja leve e agradável, até rótulos menos óbvios por aqui. Destaque para Trappistes Rochefort, de tonalidade cobre escuro, com figos, coentro e açúcar mascavo no olfato e paladar; e Duvel, cerveja forte e de amargor marcante, com toques frutados, casca de laranja, florais e lúpulo.
Uma verdadeira preciosidade da carta de cervejas gourmet do bistrô é a Deus Brut des Flandres, com inúmeros prêmios internacionais, produzida na Bélgica e engarrafada em Reims, na França – mesmo local onde é produzido o Veuve Clicquot. Já foi eleita a “Cerveja do ano” pela Malt Advocate Magazine, respeitada publicação americana.
Da Holanda a sugestão do Joy Joy fica para La Trappe Tripel, produzida na única cervejaria trapista deste país. É um estilo de cerveja em que se adiciona três vezes mais malte do que às comuns, resultando numa impressionante cor âmbar e aroma muito frutado e doce.
O Joy Joy Bistrot está instalado no bucólico Centro Histórico de São José, em uma construção datada do século XIX. Atende sob reservas de terça a sábado. Telefone: (48) 3343-1144 -
[email protected]
Fonte: Assessoria (26/04/2012)