cervejaria schornstein compra fábrica em sp e investe em expansão na matriz em sc
POMERODE (SC) - A Cervejaria Schornstein é a primeira micro-cervejaria catarinense a investir numa segunda unidade de produção. A nova fábrica será instalada no interior do Estado de São Paulo e iniciará suas atividades com uma capacidade instalada de 45 mil litros/mês. A empresa catarinense adquiriu todos os equipamentos de uma micro-cervejaria paulista e está transferindo os instrumentos para um novo local. A conclusão das obras, a montagem das máquinas e início da fabricação estão previstos para o final deste ano. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1 milhão.
Inicialmente a unidade paulista da Schornstein produzirá apenas chope, de olho no avanço do público consumidor da região Sudeste do Brasil. “A médio prazo, no entanto, devemos partir para a comercialização de cerveja em garrafas”, esclarece o administrador da Schornstein, Maurício Zipf. Os investimentos da Schornstein ocorrem em plena lei seca o que prova que a cervejaria de Pomerode acredita no crescimento do mercado de cervejas especiais. Após dois anos e meio de operação, a empresa se sente preparada para este novo momento que atravessará.
Investimentos de Santa Catarina
Paralelamente aos investimentos em São Paulo, a Cervejaria Schornstein também inicia um processo de crescimento para atender ao mercado catarinense. Ainda neste ano serão instalados novos tanques para aumento de 20% da capacidade produtiva da matriz. Com isso, a cervejaria que nasceu em 2006 no município mais alemão do Brasil chega à capacidade instalada de 30 mil litros/mês. “Esta expansão se faz necessária, pois, a partir de outubro, a Schornstein passará a atuar em regiões onde ainda não tem presença marcante”, destaca Zipf.
Ainda em outubro, o chope produzido artesanalmente em Pomerode poderá ser degustado na Oktoberfest, de Blumenau. A principal festa da cerveja do Brasil mais uma vez abre as portas para a produção cervejeira local. A Schornstein vê esta participação como a celebração do novo momento pelo qual caminha agora. Mesmo com a lei seca e sem feriadão - como em anos anteriores -, a expectativa da direção da cervejaria é comercializar 12 mil litros da bebida nos 18 dias da promoção.
Fonte: Oficina das Palavras (15/09/2008)