Baladas e Festas
Publicidade


HLERA na Festa e baladas
 

Carnaval em SC: Saiba como será escolhida a campeã do Carnaval de Florianópolis

Notícias




carnaval em sc: saiba como será escolhida a campeã do carnaval de florianópolis
São tantas alegorias e fantasias criativas que fica difícil escolher a escola mais bonita que desfilou na passarela. Tarefa para uma trupe de especialistas em cada detalhe — do ritmo da bateria à animação dos componentes.

A comissão que definirá a grande vencedora do Carnaval de Florianópolis é formada por 27 jurados gabaritados. São pesquisadores com conhecimento técnico e, claro, outros carnavais no currículo.

— Só faz parte do júri quem tem nível superior, experiência no assunto e comprove por documentos que é capaz de julgar tecnicamente determinado quesito — explica o presidente da Liga das Escolas de Samba da Capital, José Machado Pacheco.

As agremiações receberão três notas por quesito, que podem variar de 1 a 10. Para garantir que nenhuma escola seja prejudicada ou favorecida por jurados conhecidos do Carnaval ilhéu, um coordenador foi contratado pela Liga para montar a comissão. É o paulista José Roberto Brandão, que trabalha na área há dez anos e já deu nota nos desfiles de São Paulo, Vitória, no Espírito Santo, e Rio de Janeiro.

Um dos pedidos feitos a ele foi a não convocação de jurados cariocas, já que todos do ano passado vieram de lá. Esta será a primeira vez que Brandão assistirá pessoalmente a um desfile na Capital.

— No Carnaval, não se pode banalizar uma nota 10. Um 7 errado é prejudicial, mas um 10 errado é pior ainda — disse ao blog Tamborim.

Chegar aos 270 pontos, nota 10 de todos os jurados, seria a consagração de um trabalho realizado durante um ano inteiro. No total, serão nove categorias: bateria, samba-enredo, fantasia, harmonia, alegoria, enredo, comissão de frente, evolução e mestre-sala e porta-bandeira, seguindo essa ordem como critério de desempate. Para Pacheco, o último quesito é o mais importante.

— São duas pessoas que podem trazer a mesma quantidade de pontos que os 200 componentes da bateria, por exemplo.

Para ser um casal nota 10, é preciso ter elegância, saber dançar e seguir o regulamento: é proibido o samba no pé. Apesar de luxuoso, o figurino não conta pontos e só faz parte do quesito fantasias. É aí que são analisadas as roupas das alas e a maneira como elas representam o enredo.

Os carros alegóricos bem construídos, originais e adequados ao tema também garantem pontos importantes para quem sonha com o título. Já os integrantes da bateria, primeiro critério de desempate e considerada o coração da escola, devem sustentar o ritmo e o entrosamento durante os 70 minutos de desfile.

O trabalho deles ainda está relacionado ao samba-enredo, cuja letra deve ser clara e fiel ao tema proposto. O perfeito sincronismo entre bateria e canto leva nota máxima em harmonia. Harmonia, aliás, que não pode faltar aos componentes da comissão de frente, tanto na coreografia como na comunicação com o público.

Se tudo isso estiver em sintonia e atravessar a passarela sem buracos e atropelos, a escola conquista os jurados do quesito evolução e tem grandes chances de cravar o nome na lista das campeãs do Carnaval de Florianópolis.
Fonte: Assessoria de Imprensa (06/02/2010)
 

newsletter
Cadastre ou remova seu e-mail da nossa Newsletter.

Nome Completo:


E-mail:


Opção:








HLERA NA FESTA ® por Hlera Networks, 2002-2024 - Todos os direitos reservados - HLERA NA FESTA é o site de Fotos e Vídeos do HLERA.COM.BR. As Coberturas Fotográficas são realizadas em Gaspar, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba, Indaial, Timbó, Ilhota e outras cidades de Santa Catarina e Sul do Brasil. Política de Privacidade.


Soluções para internet