Foliões do Sul do Brasil descobriram em Pompéu, cidade de pouco mais de 40 mil habitantes localizada a 170 KM de Belo Horizonte (MG), uma alternativa para pular o Carnaval de maneira similar ao de Salvador só que com muito mais segurança e organização. A programação é considerada uma das mais completas quando se pensa em diversão de Carnaval porque reúne o melhor das micaretas do Brasil num único lugar, com trio elétrico eclético e organização criteriosa. Outro atrativo bastante importante para esta época do ano são os preços acessíveis dos pacotes. “A procura tem sido grande pois é uma festa que reúne muita gente bonita de todos os cantos do País, com alto astral, muita segurança e tudo isso a preços acessíveis”, explica Reinaldo Valadares, um dos organizadores da Carnaval de Pompéu.
Em 2015 serão cinco noites de folia, de 13 a 17 de fevereiro. Entre as atrações do tradicional Carnaval de Pompéu estão Molejo e Monobloco, o funk dos Hawaianos, os cantores Tomate, Cristiano Araújo e Neto LX e DJs internacionais como o alemão Neelix. Os foliões também vão poder conferir a animação do Bloco Reduto, que nasceu em 1996 nos mesmos moldes dos blocos de Salvador. Serão 10 shows na boate, 4 show nos trios elétricos e outras 6 atrações exclusivas para aqueles que estão nos camarotes. “Como todos os anos teremos um contingente significativo de seguranças e uma organização planejada nos mínimos detalhes, que é justamente o que atrai os nossos foliões”, ressalta Reinaldo.
A infraestrutura encontrada pelos foliões do Sul do País é de dar inveja aos melhores carnavais do Brasil. Quem procura o Carnaval de Pompéu encontra o Abadá VIP, onde o folião pode escolher o Camarote Oficial (open bar) ou o Camarote Master (open bar e open food), curtir a Boate e ainda a Tenda Eletrônica Stars. Estão programadas também a já tradicional Pool Party, a Choppada do Reduto e a Festa à Fantasia do Reduto.
Os organizadores calculam que mais de 60 mil turistas devem curtir o Carnaval 2015 em Pompéu. Além dos foliões do Paraná e Santa Catarina, que têm invadido a cidade nos últimos dois anos, o evento carnavalesco recebe ainda foliões do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia, Mato Grosso do Sul, Fortaleza, Recife, Manaus e até mesmo da Bahia. Sem falar ainda de todo o interior de Minas Gerais.
Brincadeira surgiu com o Bloco Reduto
Criado em 1996 numa brincadeira entre amigos, o Carnaval de Pompéu cresceu e hoje está à altura das maiores festas do Brasil, com um público cada vez maior. Em 2014, cerca de 60 mil pessoas circularam pela cidade durante os cinco dias de folia, número que deve ser superado em 2015.
Um dos criadores do Bloco Reduto, Reinaldo Valadares lembra dos detalhes do Carnaval de 1996, quando cerca de 200 amigos desistiram de ir a Salvador para organizar uma folia diferente em Pompéu. “Os nossos amigos estavam saindo da cidade no Carnaval para ir a Bahia. Eu e um amigo decidimos organizar o Bloco do Reduto, nos mesmos moldes do Carnaval de Salvador, com direito a trio e abadás, mas bem mais barato. Nossos amigos toparam e em dois meses organizamos a brincadeira. Quatro anos depois, a grande procura nos levou a criar o Carnaval de Pompéu, que em 2015 completa 18 anos”, lembra.
Ainda que tenha nascido numa brincadeira entre amigos, o Carnaval de Pompéu é hoje um dos mais organizados do Brasil. De qualquer lugar do mundo, o folião consegue comprar seu abadá e garantir lugar na festa. No www.blocoreduto.com.br estão todas as informações sobre hospedagem e transporte. Entre os gastos com abadás, comida, bebida, hotel e transporte, cada um desembolsa em média R$ 3 mil.
População da cidade dobra no Carnaval
Com pouco mais de 40 mil habitantes, Pompéu está a 170 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Considerada a Capital Mineira do Leite, a cidade tem a economia baseada na agropecuária. É ainda a “Terra da Ardósia” – Pompéu exporta a pedra para a Europa e os EUA.
Em dias de Carnaval, a cidade se transforma para receber os quase 60 mil turistas, gente que vem dos quatro cantos do Brasil para curtir a “Folia Mineira”. Hotéis e pousadas tem 100% dos leitos ocupados e outras 300 casas são alugadas para a temporada. As cidades vizinhas também acomodam os foliões e faturam com o Carnaval de Pompéu, que injeta cerca de R$ 20 milhões na região e ainda cria 1,5 mil empregos direitos e indiretos.
Apesar de reunir cerca de 60 mil pessoas, não se vê nem se ouve falar em violência no Carnaval de Pompéu, que investe pesado em segurança. Além dos policiais civis e militares, os organizadores colocam cerca de 400 homens nos arredores da Rua Dona Joaquina, onde circulam os trios e estão os camarotes. Para auxiliar o trabalho dos policiais e seguranças, 30 câmeras são espalhadas pela cidade para monitorar o público. Há ainda médicos, enfermeiros e ambulâncias à disposição para qualquer urgência. “Ao contrário de outras festas com grande público, você não vê brigas no Carnaval de Pompéu”, garante Reinaldo Valadares, citando como sendo um grande atrativo para o seleto grupo de foliões do Sul do Brasil que invade a cidade no carnaval.
Celebridades em Pompéu
O alto astral do Carnaval de Pompéu atrai dezenas de celebridades ao interior de Minas Gerais todos os anos. Já passaram por lá famosos como Caio Castro, Sheron Menezzes, Rafael Cardoso e Bárbara Borges e os ex-BBBs Lia Ley, Allan Passos, Mau Mau e Rodrigão.
A lista de atrações também é imbatível. No hall dos artistas que já animaram o Carnaval de Pompéu estão Jammil, Cheiro de Amor, Lucas Lucco, Thiaguinho, Banda Eva, Monobloco (que volta em 2015), Naldo, Mr. Catra, DJ Marlboro, Jeito Moleque, Molejo (outra atração confirmada de 2015), Gil, Thaeme e Tiago.
SERVIÇO
O QUÊ - Carnaval de Pompéu
QUANDO - De 13 a 17 de fevereiro de 2015
ONDE - Pompéu (interior de Minas Gerais)
ATRAÇÕES:
Tomate / Monobloco / Cristiano Araújo / Molejo / Hawaianos (FUNK) / Neto LX / DJs
INFORMAÇÕES - www.blocoreduto.com.br
Fonte: Assessoria (14/01/2015)