Além de chope, comida típica, dança e muita música, o folião da Oktoberfest agora pode aproveitar uma outra atração divertida da festa, que vem despertando a curiosidade de muita gente nos últimos anos de comemorações. São as caricaturas, ou desenhos engraçados do corpo e da fisionomia de uma pessoa, realizadas ao vivo por três artistas na Vila Germânica.
O caricaturista Cândido Valentine diz que a brincadeira não só contribui para a descontração na Oktober, como também leva arte para a festa. Para fazer uma boa caricatura é preciso reproduzir de forma engraçada a expressão do rosto sem distorcê-la. “A pessoa deve se identificar com o quadro”, explica Valentine. E, para isso, é necessário levar em conta as características de diversas faixas etárias e raças. Há muita técnica envolvida, acrescenta o artista de Porto Alegre, que faz esse tipo de desenho há 15 anos e freqüenta a Oktoberfest há 7 anos.
A caricaturista Myriam Blasi, de Buenos Aires, concorda com Valentine. “É preciso pegar o rosto de modo engraçado, mas não agressivo ou feio”, ressalta. “A intenção não é rir da pessoa, mas sim rir com ela”, explica.
Quem quiser uma caricatura deve procurar os artistas na entrada principal dos três pavilhões da Vila Germânica. O desenho pode ser adquirido por R$ 10, 00 na versão preto e branco e leva cerca de 8 minutos para ficar pronto. Mas alguns desenhistas prometem fazer o trabalho no tempo recorde de 3 minutos, como o artista Pepe Vidal, que já apresentou seu trabalho em 87 países.
Fonte: Assessoria de Imprensa (16/10/2008)