Faz apenas quatro meses que a cantora Karina pegou nas mãos seu primeiro disco, “Você Merece Samba”, gravado pela gigante Sony Music. Pois já deu tempo para os europeus sentirem o embalo da morena! A cantora paranaense, radicada em Santa Catarina desde a infância, embarcou no último fim de semana para uma turnê pela Inglaterra, Suíça e Portugal, onde têm sete shows até o final de julho. Primeira artista catarinense a ser convidada para uma série de apresentações no Velho Continente, Karina levou junto um time de peso: sua banda, equipe de produtores executivos, empresário e o parceiro Jodele Larcher, diretor que comanda o “Rock in Rio” desde 1985 e que assina o primeiro clip da cantora, gravado em junho na Lapa, no Rio de Janeiro.
Já na entrada, um show de arrasar. No domingo, dia 7 de julho, às 20h, ela subiu ao palco do badalado Empire Shaperds Bush, em Londres, por onde já passaram artistas como Joss Stone, Selena Gomez, Jimmy Cliff e a banda Snow Patrol. E recebeu no palco a amiga Maria Gadú, uma das incentivadoras da carreira da morena. Ainda na Inglaterra, Karina se apresenta no charmoso Studio do recém inaugurado St. James Theatre, nesta terça-feira (9/7), às 21h. E na quarta (10/7), ela canta no The Cuban, às 22h, casa inspirada em Havana (Cuba), no centro de Londres.
A parada seguinte será na Suíça, onde a cantora é uma das convidadas do famoso “Festival de Montreux”, local de gravação do primeiro CD ao vivo dos Paralamas do Sucesso, em 1987. Do Brasil, além de Karina, estão confirmadas também as musas Gal Costa e Cláudia Leitte, e a apresentação da catarinense será transmitida ao vivo pela Radio Télévision Suisse. Ela fará dois shows no Music In The Park, um no sábado, (13/7) às 23h30, dia em que ela também participa de uma coletiva de imprensa às 15h no Montreux Jazz Conference Park; e outro no domingo (14/7), às 16h30.
Para fechar a temporada na Europa, Karina desembarca em Portugal, onde além de dois shows, tem entrevistas marcadas em diversas emissoras, como nas rádios Record FM, Tropical FM e Gaya FM. Na quinta-feira (18/7), às 21h, a morena é atração na famosa “Casa da Música”, em Porto. Criado em 2001, ano em que a cidade foi eleita a capital europeia da cultura, o espaço é o primeiro edifício do país exclusivamente dedicado à música e que recebe de concertos a performances de todos os ritmos e regiões do mundo.
Efeitos especiais
Durante toda a temporada europeia, Karina estará cercada de uma equipe de peso. A banda tem Jerominho no violão e na direção musical, Raul Silva no cavaco, Robinho na bateria, Wilson Baltazar na percussão, Charles Bonfim no baixo e Marco Antonio Moog nos teclados. O cenário dos shows será assinado pelo famoso artista plástico catarinense Alvaro Querzoli, que agora mora na Suíça e tem importantes trabalhos em exposições, filmes e apresentações.
E a morena ainda vai gravar um clipe, com a direção de Jodele Larcher, que comanda o Rock in Rio desde 1985 e tem no currículo trabalhos com artistas como Lulu Santos, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Será na área montanhosa de Montreux ao som do clássico “Moro Onde Não Mora Ninguém”, do cantor Agepê.
Você Merece Samba
Com direção de Leandro Sapucahy, o primeiro disco de Karina, “Você Merece Samba”, já é sucesso. Com letras assinadas por grandes nomes da música brasileira, como Davi Moraes, Pedro Baby e Carlinhos Brown, com “Centro da Saudade”, Arlindo Cruz, Almir Guineto e Fred Camacho, com “Quando Falo de Amor”, e Luiz Cláudio Picolé, com “Destempero”, o álbum, gravado pela gigante Sony Music, tem sido destaque nas críticas positivas dos principais veículos de comunicação, como Jornal O Globo, Veja Rio, Revista Caras e Portal Sucesso. Segundo o renomado jornalista e produtor musical Marcos Salles, a morena merece aplausos em todas as canções, e cumpre sua parte em cada compasso, tudo no embalo de músicos feras.
Entre as apresentações pelas principais casas de shows pelo Brasil, como Rio Scenarium, Casa Miranda e Tom Jazz, a cantora tem concedido entrevistas pelo Brasil em programas como “Estúdio I” (Globo News), “Jornal da Record News” com Heródoto Barbeiro, “Sem Censura” com Leda Nagle (TV Brasil), “Esquenta” e “Encontro com Fátima Bernardes” (Rede Globo). Ela também gravou um “Som Brasil” em homenagem ao samba, onde cantou com Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Sombrinha e a banda Fundo de Quintal.
Quem é Karina
Paranaense radicada em Santa Catarina, Karina começou sua carreira com incentivo da avó, cantando em bares e eventos. Abriu shows de Ivete Sangalo, Oswaldo Montenegro, João Bosco e Leila Pinheiro e, durante dois anos consecutivos, participou do Festival de Chorinho no Teatro Juarez Machado, em Joinville (SC). Na ida ao Rio de Janeiro, conheceu Leandro Sapucahy, que a levou ao programa “Esquenta”, da Rede Globo. Lá, Regina Casé convidou Karina para cantar com Arlindo Cruz e aí ela não parou mais.
Em setembro de 2012 Karina foi convidada para participar do “Brazilian Day”, em Portugal, onde subiu ao palco ao lado da apresentadora Ana Maria Braga e da cantora Paula Fernandes. Foi um sucesso e várias oportunidades surgiram com a apresentação, entre elas a parceria com o seu atual empresário, Daniel Rodriguez, que por quase 20 anos atuou com Gilberto Gil.
No palco, ela já recebeu artistas consagrados, como Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Margareth Menezes, Leandro Sapucahy, Jair Rodrigues, Simoninha, Rogê, Arlindo Cruz Neto, Nara Gil e o vocalista do Grupo Revelação, Xande de Pilares.
Para ouvir o samba de Karina e conhecer melhor a cantora, é só acessar www.karinasamba.com.br.
Programação da turnê pela Europa
+ 7/7 (Domingo), 20h: Londres, Inglaterra – Show no Empire Shaperds Bush
+ 9/7 (Terça-feira), 21h: Londres, Inglaterra – Show no St. James Theatre – Studio
+ 10/7 (Quarta-feira), 22h: Londres, Inglaterra – Show no The Cuban
+ 13/7 (Sábado), 15h às 17h: Festival de Montreux, Suiça – Coletiva de Imprensa no Montreux Jazz Conference Park
+ 13/7 (Sábado), 23h30: Festival de Montreux, Suiça – Show no Music In The Park
+ 14/7 (Domingo), 16h30: Festival de Montreux, Suiça – Show no Music In The Park
+ 18/7 (Quinta-Feira), 21h: Porto, Portugal – Show na Casa da Música
Fonte: Assessoria (09/07/2013)