Gaspar (16/09/2009) – A Bunge Alimentos realiza uma série de atividades dirigidas à preservação e educação ambiental no Vale do Itajaí. A partir da próxima semana, quando se comemora o Dia da Árvore (21) e início da semana da Água da Bacia do Rio Itajaí, essas iniciativas se intensificam no Centro de Divulgação Ambiental e de Lazer da empresa, em Gaspar. No dia 22, a Bunge promove o seminário de Integração do projeto “Seja um afluente do seu rio”.
Na oportunidade, os coordenadores do Programa Bunge Natureza, que em Gaspar é desenvolvido em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), vão debater e trocar experiências com estudantes sobre a recuperação das áreas de mata ciliar, entre outras ações. Segundo a Engenheira Ambiental e coordenadora do projeto, Katiyuscia Rebelo, são aguardados 200 jovens.
Implantado em março deste ano, o projeto “Seja um afluente do seu rio” envolve professores e alunos do ensino fundamental de Gaspar e Ilhota. O objetivo é sensibilizá-los e, ao mesmo tempo, envolvê-los diretamente na recuperação da mata ciliar em áreas próximas às escolas. Com o apoio técnico, os estudantes plantam as mudas e assumem o compromisso de monitorar o seu desenvolvimento.
Palestra
Na noite do dia 22, os técnicos do Bunge Natureza, juntamente com agrônomos da Epagri/Itajaí, vão estar no CDAL para falar aos produtores (a maioria rizicultores) sobre as atividades de Recuperação Ambiental, um dos pilares do Bunge Natureza. Há cinco anos, o programa lidera uma iniciativa inédita (e premiada com o troféu Fritz Muller) no Vale do Itajaí de pesquisa e recuperação da mata ciliar da bacia do Itajaí. A palestra, que tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar, vai mostrar aos agricultores como agregar valor na restauração das áreas a partir de plantas bioativas e medicinais. A programação da Semana da Água se completa com atividades internas para os colaboradores da Bunge e externas para a comunidade, como o plantio de mudas de árvores nativas.
Bunge Natureza
Criado em 2005, o Bunge Natureza é o programa que reúne todas as ações ambientais da Bunge Alimentos no Brasil. Em Santa Catarina, o programa abrange o Médio Vale e Foz do Itajaí em parceira com a universidade. O foco é a recuperação, pesquisa e preservação da biodiversidade, além da educação ambiental. As ações do Bunge Natureza interagem com iniciativas governamentais, escolas, universidades, associações e órgãos de defesa do meio ambiente. Para se ter uma ideia, de janeiro de 2006 a dezembro de 2008, 8.400 alunos e cerca de 800 professores de 57 escolas participaram das atividades de educação ambiental do Bunge Natureza.
Fonte: Assessoria de Imprensa (16/09/2009)